Água do mar pode trazer problemas para a saúde íntima? Veja a resposta de profissionais
Água do mar pode trazer problemas para a saúde íntima? Veja a resposta de profissionais
Água salgada pode alterar o pH vaginal
Segundo a médica, o tempo em que a mulher fica na água salgada ou piscina com a roupa úmida pode trazer algum desconforto, como coceira ou ardência na região íntima, especialmente para algumas mulheres que são mais sensíveis a alteração do pH vaginal. Para quem não sabe do que se trata esse tal pH, ele funciona como um termômetro da saúde vaginal.
A flora vaginal possui várias tipos de bactérias e fungos que não necessariamente nos causam problemas. Esses micro-organismos produzem ácido láctico, reduzindo o valor do pH. Por conta desses “habitantes”, o pH da vagina é ácido. Dessa forma, ele assume a função de proteção à região íntima contra infecções e irritação, não permitindo que bactérias nocivas sobrevivam. Quando é alterado, naturalmente ficamos mais vulneráveis à infecções.
Saiba quais os cuidados íntimos importantes ao ir à praia
Um lindo dia de sol parece inofensivo - e realmente é - mas não para a sua saúde íntima. De acordo com a médica, o hábito que temos de ficar muito tempo com o biquíni úmido depois de um banho de mar não é saudável. O ambiente quentinho e úmido da vulva é ideal para a proliferação de fungos como o da candidíase.
Para evitar essa situação, a dica da ginecologista é ficar um tempo no sol para secar melhor o biquíni. Outra recomendação importante que você pode adicionar é levar uma calcinha extra na bolsa de praia, assim você poderá trocar antes de ir embora e evitar que a peça de banho seque no seu corpo. ;)
Dra. Maria Elisa Noriler é Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. É Médica Preceptora de Ginecologia e responsável pelo setor de Ginecologia Endócrina InfantoPuberal e Climatério do Hospital Municipal Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha. CRM: 99557



