Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo

Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo

O adesivo anticoncepcional ou patch anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal que previne a gravidez de forma semelhante à pílula anticoncepcional. A principal diferença é sua frequência de administração: enquanto a pílula precisa ser ingerida diariamente, o adesivo anticoncepcional deve ser renovado a cada 7 dias (1 semana) para se manter eficaz.

 

Para que você conheça melhor as particularidades do adesivo anticoncepcional (vantagens e desvantagens), o Só Delas esclarece a seguir 10 dúvidas comuns sobre o método contraceptivo. Confira!

 

  1. Adesivo anticoncepcional: como funciona?

 

O adesivo anticoncepcional é literalmente um adesivo que deve ser colado sobre a pele. Ele libera doses contínuas de hormônios na corrente sanguínea da mulher e previne a gravidez ao bloquear a ovulação, alterar o ambiente intrauterino e tornar a espessura do muco cervical mais grossa (dificultando, assim, a mobilidade do espermatozóide no sistema reprodutor feminino). 

 

  1. Adesivo anticoncepcional: onde colocar? 

 

Na hora de escolher onde colocar o adesivo anticoncepcional, é importante levar em consideração alguns fatores. O lugar ideal deve ser acessível e visível para que, dessa forma, você consiga verificar a integridade do adesivo todos os dias. Também recomenda-se que a parte do corpo escolhida não fique em contato frequente com outras superfícies, como elásticos de roupas, por exemplo. 

 

Tendo isso em mente, a parte inferior do abdômen, os braços, as nádegas e as costas costumam ser boas opções. Evite colar o adesivo anticoncepcional nos seios, pois a absorção dos hormônios pode causar incômodo e dor no local. 

 

  1. Adesivo anticoncepcional: composição conta com quais hormônios? 

 

O adesivo anticoncepcional é composto por estrogênio e progesterona - que são os mesmos hormônios presentes na composição da pílula anticoncepcional combinada. Por essa razão, os efeitos colaterais de ambos os métodos contraceptivos são semelhantes, podendo incluir: retenção de líquidos, irregularidade menstrual nos primeiros meses de adaptação, sangramento de escape, náusea, vômito, entre outros. 

 

  1. Adesivo anticoncepcional: eficácia é garantida? 

 

A eficácia do adesivo anticoncepcional é de até 99%, desde que o método contraceptivo seja utilizado corretamente. Ele deve ser aplicado, de preferência, no 1º dia da menstruação e ser substituído por um novo a cada 7 dias. Após 21 dias (3 semanas), deve-se fazer uma pausa de 7 dias antes de colocar o próximo. Durante esse intervalo, a mulher continua protegida contra a gravidez. 

 

Se o adesivo descolar da pele, a recomendação é colar um novo imediatamente e reforçar os cuidados contraceptivos com o uso da camisinha masculina ou feminina pela próxima semana. 

 

  1. Quando o adesivo anticoncepcional começa a fazer efeito?

 

O efeito do adesivo anticoncepcional é imediato quando o método é aplicado no 1º dia da menstruação. Em outras circunstâncias, a prevenção contra a gravidez pode levar até 7 dias para ser garantida. De todo modo, por via das dúvidas, vale usar outro método contraceptivo (como a camisinha) na 1ª semana de uso do adesivo anticoncepcional. 

 

  1. Adesivo anticoncepcional dura quanto tempo?

 

Uma unidade do adesivo anticoncepcional dura 7 dias, devendo ser substituída por uma nova após esse prazo. Ou seja: diferente da pílula anticoncepcional, a sua administração é semanal - e não diária. Vale ressaltar que a sua ação contraceptiva é contínua e protege a mulher contra a gravidez mesmo durante os 7 dias de pausa (que deve ser feito após o 3º adesivo consecutivo). 

 

  1. Adesivo anticoncepcional para não menstruar: funciona?

 

Adeptas ao adesivo anticoncepcional continuam a menstruar normalmente. Geralmente, a menstruação acontece no intervalo de 7 dias sem adesivo. É possível que haja irregularidades na menstruação e sangramentos de escape - em especial, nos 2 primeiros meses de adaptação ao método. Na dúvida, converse com o(a) ginecologista. 

 

  1. Adesivo anticoncepcional engorda?

 

O adesivo anticoncepcional não engorda. O que pode acontecer é um aumento de peso por conta da retenção de líquidos, que é um possível efeito colateral do método contraceptivo hormonal. Em relação a esse assunto, um detalhe que vale ser lembrado é que o adesivo anticoncepcional é contraindicado para mulheres acima do peso. Isso porque o acúmulo de gordura sob a pele pode dificultar a absorção dos hormônios e comprometer a sua eficácia. 

 

  1. Adesivo anticoncepcional: valor

 

O preço do adesivo anticoncepcional pode variar de acordo com a marca e a farmácia em questão. Mas, em média, o valor é de R$50,00 a R$80,00 por caixa contendo 3 adesivos, que é o equivalente a um mês de contracepção. Para saber com certeza qual é o preço do adesivo anticoncepcional indicado pelo(a) ginecologista, o ideal é se informar diretamente com o estabelecimento. 

 

  1. Precisa de receita para comprar adesivo anticoncepcional? 


Sim, para comprar adesivo anticoncepcional é preciso ter a prescrição médica - que deve ser feita após avaliação individualizada com o(a) ginecologista. Não se automedique!

PRODUTOS
Relacionado

CAREFREE® TodoDia
CAREFREE® TodoDia

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • VER TODAS >