Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

"Absorvendo o Tabu": documentário curta-metragem sobre menstruação é vencedor do Oscar 2019

"Absorvendo o Tabu": documentário curta-metragem sobre menstruação é vencedor do Oscar 2019

“Absorvendo o Tabu” nasceu de um projeto pensado por meninas na Califórnia. As estudantes sonhavam em fornecer absorventes para outras estudantes da Índia. Por lá, a menstruação é um enorme tabu e motivo de vergonha. Com o desenvolvimento da ideia, chamada de “The Pad Project”, e a arrecadação de fundos, o projeto chamou a atenção de uma equipe de produção audiovisual, conquistando os olhares da diretora Rayka Zehtabchi. Assim, foi produzido “Absorvendo o Tabu” que, não só foi indicado na categoria de melhor documentário curta-metragem no Oscar 2019, como também garantiu a estatueta para essas mulheres incríveis. Venha conhecer as histórias de indianas!


‘Absorvendo o Tabu’ mostra a realidade de indianas que param os estudos quando menstruam

 

Pode ser difícil de imaginar realidades tão diferentes da nossa, mas elas existem e uma delas está na Índia, a 60 quilômetros da capital de Nova Deli. O distrito de Harpur é uma pequena aldeia, onde o trabalho é principalmente rural. Por lá, a palavra menstruação vai além do significado de tabu: muitos meninos acham que é uma doença. Já as meninas têm vergonha de falar sobre e dificilmente conseguem explicar o significado da palavra. “É o sangue ruim que sai da gente”, define uma mulher. Tão forte na cultura indiana, a religião é mais uma das barreiras que essas meninas enfrentam. Criou-se a ideia de que, durante o sangramento, todas estariam banidas de ir aos templos ou até mesmo rezar para os deuses, por estarem “sujas”.

 

Devido a anos e anos desse pensamento, os absorventes, que já estamos muito bem acostumadas, não são vendidos por lá. Por isso, quando as indianas estão menstruadas precisam usar da criatividade, muitas vezes se limpando com panos sujos ou o que mais estiver disponível. Não precisamos nem começar a explicar como isso pode favorecer o aparecimento de diversas doenças na região íntima, né?
 



 

‘A period should end a sentence, not a girl’s education’

 

Mas o foco principal do documentário “Absorvendo o Tabu” é que, quando uma estudante indiana está menstruada, a coisa pode ficar bem complicada. Um dos relatos contados é de uma menina que, pela falta de absorventes, trocava de roupa constantemente durante a menstruação. Tentando seguir essa rotina mensalmente, depois de um ano, a menina desistiu e simplesmente largou os estudos. E esse é o problema que praticamente todas elas enfrentam. Se a menarca chegou, é porque está na hora de sair da escola. Assim, essas indianas são forçadas a largar seus sonhos e são negadas a ter uma boa educação.

 

Esse foi o principal ponto da produtora do documentário Melissa Berton. Enquanto a diretora Rayka Zehtabchi começou seu discurso de agradecimento com lágrimas nos olhos, mas deixou bem claro que não era porque estava de TPM, Berton encerrou com a frase “A period should end a sentence, not a girl’s education”. O que significa? Bom, existe um duplo sentido na frase, pois “period” tem dois significados no inglês: o ponto final de uma frase ou menstruação. Por isso, ela afirma: “A menstruação deveria ser o ponto final de uma frase, e não da educação de uma menina”. Deu até um arrepio <3
 

Ganhar Oscar também é coisa de menina

 

A 91ª cerimônia do Oscar teve presença feminina em massa. Hannah Beachler levou a estatueta para casa pela direção de arte de “Pantera Negra” e Ruth Carter pelo figurino do mesmo filme. A maquiagem ficou na conta e Kate Biscoe e Patricia DeHaney pelo filme “Vice”, enquanto Nina Hartstone fez um trabalho incrível na edição de som de “Bohemian Rhapsody”. E não foi diferente na categoria de documentário curta-metragem. O palco se encheu de meninas e mulheres orgulhosas e felizes com o reconhecimento do projeto. Afinal, quem disse que ganhar um Oscar também não é coisa de menina?

 

Menstruação não é motivo de vergonha

 

Com o próprio documentário feito em parceria com SEMPRE LIVRE® e FOX Lab, “Nosso Sangue, Nosso Corpo”, conseguimos ver que muitas meninas ao redor do mundo ainda têm uma certa vergonha com tudo relacionado à menstruação. Mas não devia ser assim! O sangramento é o que faz nosso organismo trabalhar bem e mostra que estamos saudáveis. Por isso, você não precisa ficar se envergonhar na hora de entrar em uma farmácia para comprar um absorvente ou quando ir ao banheiro trocá-lo. A menstruação não pode impedir mulheres de realizarem suas atividades do dia a dia.

 

Se você ficou animada com o documentário vencedor do Oscar, pode ficar feliz: ele já está disponível na Netflix. Corre para ver!

Bottom_OB_celebration

tag_sempre_banner tag_sempre_banner_mob

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Saúde da mulher
    SOP: sintomas e tratamentos da síndrome que atinge as mulheres
    A Síndrome do Ovário Policístico é uma disfunção hormonal que leva ao crescimento de...
    SOP: sintomas e tratamentos da síndrome que atinge as mulheres
  • SE CUIDA!
    5 tipos de depilação feminina: prós e contras de cada método
    A depilação íntima faz parte da vida de muitas mulheres. Para isso, é possível encontrar...
    5 tipos de depilação feminina: prós e contras de cada método
  • SE CUIDA!
    Corrimento ou lubrificação feminina? Saiba diferenciar as secreções vaginais
    Muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual a diferença entre corrimento e secreção vaginal...
    Corrimento ou lubrificação feminina? Saiba diferenciar as secreções vaginais
  • SE CUIDA!
    Tabelinha: por que o método é falho e outras opções de anticoncepcionais com mais eficácia
    A tabelinha é um método contraceptivo natural baseado na análise do ciclo menstrual....
    Tabelinha: por que o método é falho e outras opções de anticoncepcionais com mais eficácia
  • VER TODAS >