A TPM é para sempre? Veja o que explicam os ginecologistas
A TPM é para sempre? Veja o que explicam os ginecologistas
O que é a TPM?
A TPM aparece geralmente 14 dias antes da menstruação chegar e provoca uma série de alterações no corpo da mulher. A explicação para isso é o aumento da progesterona, que é o hormônio feminino dominante na segunda fase do ciclo menstrual, ou seja, na fase que antecede a menstruação. “Os sintomas são diversos como inchaço, dores de cabeça ou nas mamas, irritabilidade, tristeza, mudanças no apetite, mudanças na libido, insônia e outros”, comenta a médica.
Os sintomas da TPM são os mesmos em todas as fases da vida fértil?
Sabemos que os sintomas da TPM variam muito para cada mulher e também a cada ciclo, portanto, não são os mesmos por toda a nossa vida fértil. As mulheres podem perceber mais ou menos essas alterações no seu corpo dependendo de outros fatores externos, como estresse no trabalho e problemas da vida pessoal. Além disso, a médica alerta que a existência de outros transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade, podem influenciar diretamente no quadro da TPM.
“Não existe uma tendência nas queixas de TPM relacionadas com a idade ou com o envelhecimento, ou seja, a TPM não tende a piorar, melhorar ou mudar o padrão dependendo da idade”, explica Lívia.
A TPM tem fim? Em qual idade isso acontece?
De acordo com a especialista, a TPM naturalmente termina com a chegada da menopausa. Livia também acrescenta que mulheres que sofrem com os efeitos desse período podem buscar melhoras com ajuda de atividades físicas, principalmente exercícios aeróbicos. “Os anticoncepcionais hormonais também podem ajudar (a regular o ciclo e amenizar sintomas). Além disso, podemos contar com os diuréticos (para inchaços), e até mesmo com as medicações antidepressivas nos casos mais graves”, diz a médica.
No mais, A Tensão Pré-Menstrual não faz nenhuma alteração no corpo feminino que dure para sempre. Todas as queixas relacionadas a TPM melhoram com a chegada da menstruação. “Algumas mulheres notam o aumento do peso por retenção hídrica, peso nas pernas, dor nas mamas e até aumento das mamas, mas tudo volta ao normal após a menstruação”, afirma a ginecologista.
Dra. Livia Migowski, ginecologista e obstetra da Perinatal
CRM: 52.90682-4



