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A TPM chegou: Nutricionista comenta como lidar com essa fase quando nem o chocolate dá jeito

A TPM chegou: Nutricionista comenta como lidar com essa fase quando nem o chocolate dá jeito

A TPM não a parte mais fácil do nosso mês e sua intensidade está completamente atrelada com as mudanças hormonais e stress que fomos submetidas. Há vezes que nem o santo chocolate consegue dar conta. Está passando por uma TPM difícil?! O nutricionista Mauricio Serafim dá algumas dicas para você conseguir entender e sobreviver a esse período.


 

Pratique atividades físicas
 

As atividades físicas podem ser uma ótima escapatória para as cólicas e para a TPM, por isso, nada de corpo mole! A prática de uma atividade libera uma boa quantidade de endorfina que são hormônios do prazer, além de ajudarem no bom funcionamento do intestino. Até mesmo na hora do alongamento essas substâncias já estão sendo liberadas e ajudam a atenuar os sintomas dessa fase do ciclo menstrual. Mauricio dá uma dica: “Cuide de sua autoestima. Faça alguma atividade prazerosa no seu tempo livre. Evite confrontos e discussões neste período, coma comidas leves, sinta prazer.”, comenta o nutricionista.  
 

Alimente-se bem  
 

A alimentação também deve ser revista. O recomendado é planejar com um nutricionista os melhores tipos de refeições para você e para seu corpo. Vale ressaltar que nessa época é ideal a ingestão de alguns nutrientes como as vitaminas B2, B3, B6, vitamina E, magnésio, cromo, ácidos graxos essenciais como óleo de linhaça, gergelim, sementes em geral, entre outras. Mauricio adverte: “Use alimentos, em sua maioria, ricos em fibras, e lembre-se de beber bastante líquido como chás e sucos desintoxicantes, suco de couve e outros vegetais escuros, lembrando sempre de dar preferência a alimentos orgânicos”, comenta.
 

Evite doces e cafeína nesse período

 

Por mais que as guloseimas sejam deliciosas, nesse período, evite comer doces em excesso e beber refrigerantes, o mesmo vale para comidas muito salgadas ou petiscos que podem ajudar na retenção de líquido, deixando o corpo com uma sensação maior de inchaço. “Para suprir a vontade de comer algo doce, você pode trocar o chocolate e as balas por frutas. Assim o doce ainda será ingerido, porém de uma forma mais saudável!”, propõe Maurício.

 

Mauricio Serafim - Nutricionista

CRN: 63196

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