A pílula do dia seguinte pode causar irregularidade na menstruação?
A pílula do dia seguinte pode causar irregularidade na menstruação?
Irregularidade menstrual e outros efeitos colaterais da pílula do dia seguinte
Os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte mais comuns são náuseas, vômito, dor de cabeça e a desregulação menstrual. “A irregularidade ocorre pela alta dose de progesterona que é ingerida. Dessa forma, o ciclo hormonal e seu fluxo menstrual são alterados”, explica o ginecologista Ricardo Barbosa Diniz. Com exceção da irregularidade menstrual, que pode provocar atraso na menstruação, os outros sintomas costumam desaparecer em 24 horas. Se persistirem, a recomendação é ir ao médico.
O uso correto da pílula do dia seguinte
Para que a pílula de emergência seja eficaz é preciso ter cuidado para fazer a ingestão no período certo. “Sua eficácia pode variar de forma importante em função do tempo entre a relação sexual e sua administração”, afirma o ginecologista Alexandre Stadnick. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o método apresenta taxas de falha crescente quanto mais tarde for administrado após a relação sexual.
A pílula do dia seguinte não deve ser usada com frequência
Dr. Alexandre alerta que o uso repetitivo ou frequente da pílula do dia seguinte pode comprometer sua eficácia, que será sempre menor do que aquela obtida com o uso regular do método contraconceptivo de rotina. “A repetição da pílula diminui em quase metade a eficácia do método. Portanto, deve ser usado como método de exceção e não de rotina”, afirma o médico. Além disso, pílula de emergência só tem ação para a relação sexual anterior. Caso ocorra uma nova relação desprotegida, a mulher não estará prevenida.
Dr. Ricardo Barbosa Diniz – Diretor Clínico do Hospital América de Mauá
| Coordenador do serviço de Ginecologia e Obstetrícia. CRM: 83689
Dr. Alexandre Pedrosa Stadnick. - Coordenador do Centro de Cirurgia Ginecológica da Perinatal. CRM: 52.68414-7



