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9 dicas de um ginecologista que podem ajudar a acabar com a cólica do período menstrual

9 dicas de um ginecologista que podem ajudar a acabar com a cólica do período menstrual

O que é a cólica? Ouvimos falar desse incômodo desde pequenas, mas crescemos sabendo que ela é uma dor um tanto desagradável que começa na TPM e nos acompanha também durante a menstruação, embora nem todas as mulheres tenham cólicas menstruais mensalmente. Para esclarecer a origem desse efeito no nosso corpo de uma vez por todas e saber como lidar com as dores, o Só Delas conversou com o ginecologista Rogério Leão, que nos listou 9 dicas para aliviar a cólica no período menstrual.

 

O que é cólica menstrual e por que sentimos todo mês?

 

Quando dizemos que a cólica é um processo natural do corpo feminino você deve pensar: “por que meu corpo ia querer que eu sentisse dor todo mês?”. A explicação é bem simples: não é uma vontade voluntária do nosso corpo, a cólica menstrual é resultado da contração do útero e da liberação de prostaglandinas para expelir o endométrio (parede do útero) quando não há gravidez, o que dá origem ao fluxo menstrual. Vale lembrar que existe mais de um tipo de cólica e quando a dor abdominal estiver muito forte é importante consultar um ginecologista

 

1. Praticar exercícios físicos pode ajudar a reduzir a cólica menstrual

 

Segundo o médico, a prática de exercícios físicos pode realmente diminuir as cólicas menstruais por vários mecanismos: “O exercício libera beta endorfinas, que aumentam o prazer, melhoram humor e diminuem o estresse. Com isso, ocorre aumento no limiar da dor. Além do próprio efeito analgésico dessas substâncias”, explica.

 

“Estudos já demonstraram que pacientes que fazem exercícios aeróbicos regulares ou pilates têm menor frequência de cólicas menstruais”, diz Rogério. Exercícios regulares nos dias anteriores à menstruação e durante aumentam a circulação pélvica, diminuindo o acúmulo local de prostaglandinas (substâncias inflamatórias liberadas no útero na menstruação e que causam a dor), levando a menor dor e encurtamento do período de dores.

 

2. Colocar uma bolsa de água morna na região abdominal diminui a dor

 

De acordo com o ginecologista, o uso de compressas ou bolsa de água quente sobre a região abdominal inferior também podem reduzir a cólica menstrual. Isso se deve ao fato de relaxar a musculatura abdominal e diminuir os espasmos musculares, que contribuem para a dor. Além disso, melhora a circulação pélvica, diminuindo o acúmulo de prostaglandinas.

 

3. A alimentação vai precisar de uma atenção extra

 

A alimentação equilibrada pode ser benéfica para diminuir as cólicas menstruais. “Evitar gordura animal (rica em ácido araquidônico, que leva à produção de prostaglandinas), incluindo carnes e derivados do leite. Além disso, deve-se evitar alimentos gordurosos e embutidos, que podem exacerbar a dor”, diz o especialista. Por outro lado, ingerir peixe, ovos, vegetais e frutas está associado a menor risco de cólicas menstruais. “Azeite de oliva e alimentos ricos em magnésio (abacate, grãos e sementes) diminuem a produção de prostaglandinas e têm efeito benéfico também. Dieta rica em fibras também contribui para menor dor”, recomenda Rogério.

 

4. Repouso contribui para reduzir a dor abdominal

 

O repouso leva a relaxamento e bem-estar, dois fatores que contribuem para diminuição da dor. Além disso, descansar relaxa a musculatura pélvica, contribuindo para a diminuição dos espasmos musculares.

 

5. Massagem para diminuir a cólica menstrual

 

Massagem pode ser benéfica tanto na região abdominal quanto nas costas. Nas costas, a massagem ajuda a relaxar, diminuindo a percepção de dor. No abdômen, por meio de compressão, ocorre um relaxamento da musculatura pélvica, diminuindo a dor. Em casos mais intensos, a fisioterapia pode ajudar. O fisioterapeuta pode não só utilizar essas massagens como utilizar calor local, exercícios de alongamento e relaxamento da musculatura pélvicos e utilizar um estímulo elétrico chamado TENS (transcutaneous electrical nerve stimulation ou neuroestimulação elétrica transcutânea). TENS é utilizado para diferentes tipos de dor, pois seu estímulo das terminações nervosas pode levar à analgesia.

 

6. Chá de camomila e gengibre possuem ativos que aliviam a cólica

 

“Mesmo não havendo evidência científica consistente que corrobora essa teoria, acredita-se que alguns chás podem ser benéficos por causa da ação analgésica, anti-inflamatória e de relaxamento”, sugere o médico. Entre os sabores, destaque para o chá de camomila, por sua ação antiespasmódica e relaxante; e  também o chá de orégano, gengibre e calêndula, pela ação anti-inflamatória (levando a uma menor produção de prostaglandinas).

 

7. Reduzir o estresse é fundamental nesse momento

 

Reduzir o estresse nos dias de hoje não é tão simples, porém, o médico recomenda evitar atividades que possam levar ou aumentar o estresse da rotina. Dessa forma o repouso, como já dito acima, tem efeito benéfico. Massagens também ajudam a relaxar o corpo, mas não esqueça de também buscar recursos que ajudem a aliviar a mente como a meditação, passeios prazerosos e encontros com pessoas queridas. Além disso, a prática regular de exercícios para liberação de endorfinas, leva à diminuição do estresse e produz uma sensação de bem-estar. Descubra quais são as atividades físicas que mais combinam com seu estilo de vida, faça aulas experimentais e assim talvez descubra qual é a ideal para você.

 

8. Evitar café e bebidas alcóolicas

 

Segundo o ginecologista, muitos estudos demonstram que mulheres que têm alto consumo de cafeína têm mais cólica menstrual. O motivo não está totalmente esclarecido, mas acredita-se que isso se deve à vasoconstrição, que leva a menor circulação pélvica, contribuindo para a dor. Além disso, esse consumo pode aumentar sintomas de ansiedade e irritabilidade, piorando o quadro. Álcool também deve ser evitado, pois pode aumentar a irritabilidade, além de causar desidratação, o que pode levar ao aumento da dor.

 

9. Beber muito líquido também pode ajudar

 

Beber muito líquido traz benefícios para o corpo como um todo. E uma boa hidratação ajuda a diminuir a concentração local de substâncias como as citadas prostaglandinas, que causam a dor durante a menstruação. Além disso, consumir muito líquido melhora o funcionamento do intestino que, quando não está adequado, pode contribuir para aumento das dores abdominais.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dr. Rogério Leão - Ginecologista e Obstetra do IPGO (Inst. Paulista de Ginecologia e Obstetrícia) e Médico Assistente na área de Ginecologia do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM/ UNICAMP)
CRM: 104.152

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