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8 posições de yoga que ajudam a aliviar cólicas menstruais

8 posições de yoga que ajudam a aliviar cólicas menstruais

Você sabia que a prática da yoga pode ajudar a aliviar as cólicas menstruais? Há alguns anos que a yoga se tornou conhecida pela cultura ocidental por proporcionar mais do que apenas benefícios físicos. Além de fortalecer a musculatura, melhorar a concentração, ajudar no controle da ansiedade e prevenir a insônia, ela também melhora o condicionamento físico e elasticidade. Mas você sabia que algumas posições são indicadas para melhora do desconforto abdominal e cólicas durante o período menstrual? Para te ajudar, listamos as mais indicadas para esse período do ciclo.

 

1) Posição do cachorro olhando para baixo ou Adho Mukha Svanasana

 

Essa é uma posição que fortalece, acalma a mente e ajuda a aliviar as cólicas menstruais. Para conseguir, apoie-se nas mãos e nos pés enquanto respira. Forme um “V” invertido com o seu corpo e eleve o quadril. Fique por 10 segundos respirando fundo e tente relaxar o ventre.

 


​Foto: Shutterstock

 

2) Posição da criança ou balasana

 

Essa postura alivia principalmente o desconforto na lombar. Ajoelhe com o peito do pé encostando no chão. Com os braços estendidos, vá alongando para frente, caminhando com os dedos. Relaxe os ombros e pescoço.

 


Foto: Shutterstock

 

3) Posição do camelo ou ustrasana

 

A posição do camelo alonga e exercita os músculos da pélvis. Além de reduzir a ansiedade, ela renova as energias. Ajoelhada, incline-se para trás enquanto tenta alcançar o seu calcanhar.

 


​Foto: Shutterstock

 

4) Posição do arco ou dhanurasana

 

A posição do arco estimula os órgãos reprodutores, alonga as costas e melhora o desconforto abdominal. Deite de barriga para baixo e eleve seus joelhos até você conseguir segurar os calcanhares. Caso não consiga, use uma faixa, mas mantenha os braços alinhados e bem esticados. 

 


Foto: Shutterstock

 

5) Posição da deusa reclinada ou Supta Baddha Konasana

 

Essa é a posição perfeita para quem quer relaxar antes de dormir. Pode ser feita no tapete de yoga ou na cama. Deite de costas e dobre os joelhos de forma que as solas dos pés fiquem encostadas e os joelhos caindo para os lados. Coloque os braços ao longo do corpo com as palmas das mãos para cima e relaxe.

 


Foto: Shutterstock

 

6) Posição da Esfinge ou Ardha Bhujangasana

 

Essa postura ajuda a melhorar o intestino e ovários. De bruços, estique as pernas e deixe elas bem juntas. Espalme as mãos na altura do peito, respire fundo e eleva o peito. Você deve sentir o abdome alongar.

 


Foto: Shutterstock

 

7) Posição da pinça ou Paschimottanasana

 

Sentada e com as pernas esticadas, ou levemente flexionadas, leve o tronco em direção às pernas e tente segurar os pés. Caso não consiga, apoie as mãos na canela ou até a altura que suas mãos alcançarem.

 


Foto: Shutterstock 

 

8) Posição do peixe ou Matsyendrasana

 

Essa postura é boa para aliviar a dor nas costas e  na lombar. Deitada, flexione um dos joelhos e vá em direção ao chão do lado oposto. O joelho direito precisa encostar o chão do seu lado esquerdo. Repita o movimento com o outro lado.

 


Foto: Shutterstock 

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