7 mitos sobre menstruação em que não vale à pena acreditar
7 mitos sobre menstruação em que não vale à pena acreditar
Veja também: 5 coisas que talvez você não saiba sobre menstruação
-
Não pode praticar exercícios físicos durante a menstruação
Mito! Você pode, sim, fazer exercícios físicos enquanto estiver menstruada! Segundo a doutora Carolina Ambrogini, “não faz mal praticar atividade física durante a menstruação”. Inclusive, de acordo com a ginecologista, “algumas atividades físicas melhoram a cólica”. Isso porque a prática de exercícios físicos aumenta a circulação sanguínea na região pélvica e facilita a chegada de substâncias anti-inflamatórias capazes de aliviar as contrações do útero e diminuir a cólica menstrual.
Além disso, fazer atividades físicas ainda libera em maiores quantidades o hormônio endorfina, responsável por gerar a sensação de prazer e bem-estar, o que colabora também no combate aos sintomas emocionais da TPM e menstruação como indisposição, irritabilidade, tristeza, entre outros. Há apenas uma recomendação: o ideal é evitar exercícios muito intensos que exigem alto esforço.
Veja também: Excesso de exercícios físicos pode atrapalhar o ciclo menstrual? Entenda!
-
A menstruação é igual para todas as mulheres
Mito! “A menstruação não é igual para todas as mulheres, cada uma tem suas peculiaridades. Nós não somos iguais, não temos organismos iguais, então é normal ter ciclos menstruais diferentes”, afirma a ginecologista.
Portanto, não estranhe se a sua menstruação tiver características (como intensidade do fluxo, cor e duração) diferentes das suas amigas e até mesmo familiares. Cada padrão menstrual é único e isso é absolutamente natural!
-
Meninas virgens menstruam mais que mulheres com vida sexual ativa
Mito! Segundo a profissional, “mulheres virgens menstrual igual a mulheres que não são virgens”. O ciclo menstrual é um processo cíclico ditado pelo sistema endócrino (ou seja, sensível a estímulos hormonais) e, portanto, nada tem a ver com o fato de a menina ter iniciado a vida sexual ou não. “Isso não afeta em absolutamente nada”, garante a médica.
O que pode ocorrer, por exemplo, é a menina que ainda não se relacionou sexualmente ter alguma alteração emocional (como ansiedade ou nervosismo por conta da primeira vez) e, consequentemente, apresentar irregularidades na menstruação. No entanto, mulheres com a vida sexual ativa também estão sujeitas à atrasos menstruais.
Veja também: Sou virgem e minha menstruação está atrasada. É normal?
-
O fluxo menstrual diminui com a idade
Mito! A menstruação não reduz sua atividade ao longo dos anos, isso também é um mito. Na verdade, segundo a especialista, algumas mulheres até passam a menstruar mais intensamente conforme vão envelhecendo. “O fato de o fluxo estar menor não significa que a mulher vai entrar na menopausa [fim da vida reprodutiva] e sim o fato de o ciclo estar irregular. É a irregularidade do fluxo que indica a menopausa”, esclarece.
Neste momento da vida, é natural observar intervalos cada vez maiores entre uma menstruação e outra, assim como outras alterações no padrão menstrual daquela mulher (a menstruação pode vir mais intensa em um mês e mais fraca no outro, por exemplo). Por isso, ao notar a diminuição significativa do fluxo menstrual, procure uma avaliação com seu ginecologista.
Veja também: Meu fluxo menstrual diminuiu. O que pode ter acontecido?
-
Durante a menstruação, a região íntima fica mais sensível e dolorida
Mito! No geral, a região íntima feminina não fica mais dolorida ou sensível durante o período menstrual. Algumas mulheres relatam sentir mais desconforto ao fazer a depilação íntima durante a menstruação, por exemplo, mas isso não é um padrão e costuma variar de acordo com a mulher.
“Se a mulher tem alguma alergia a absorventes, ela pode ficar mais sensível nestes dias do mês. Mas, no geral, a menstruação vem de dentro do útero e, portanto, não influencia neste aspecto [de sensibilidade à dor]”, explica a profissional.
Veja também: Depilação menstruada: rola ou não rola?
-
Vinagre de álcool ou vinagre de maçã cortam a menstruação
Mito! “O ciclo menstrual é influenciado por diversos hormônios, principalmente, os hormônios cerebrais. Então, essas substâncias mencionadas não têm muito como agir nos níveis hormonais. Não há nenhuma comprovação científica disso”, informa a doutora Carolina. Se você deseja cortar a menstruação, converse com seu(a) ginecologista, pois existem alternativas seguras para isso.
Veja também: Limão corta a menstruação? Descubra se é mito ou verdade
-
Yoga faz a menstruação descer
Mito! A yoga é uma técnica milenar que pode aliviar a cólica menstrual e outros sintomas do período menstrual, no entanto, a atividade não faz a menstruação descer mais rápido. “A yoga equilibra a mente, mas ela não faz a menstruação descer. Ela ajuda nesse equilíbrio, mas tem diversas outras coisas envolvidas. O ciclo menstrual é um sistema muito complexo para depender de um único fator“, diz a médica.
Veja também: Yoga e menstruação: é aconselhável praticar a atividade naqueles dias?
Esta publicação teve a contribuição do especialista:
Dra. Carolina Ambrogini - Ginecologista
CRM: 102706-SP



