Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

7 fatos sobre a puberdade que toda menina deveria saber

7 fatos sobre a puberdade que toda menina deveria saber

A puberdade é uma fase marcada por inúmeras transformações, tanto físicas quanto emocionais. Todas essas mudanças costumam deixar as meninas confusas e inseguras sobre seus corpos, personalidade, aparência e sobre si mesmas. A sensação é de que na puberdade nada parece estar sob nosso controle. Por esse motivo, é importante falar sobre as mudanças que acontecem durante a adolescência para que cada vez mais jovens se sintam preparadas e acolhidas na hora de lidar com esse momento marcante em suas vidas. Nós reunimos aqui 7 fatos sobre a puberdade o que toda garota pode esperar dessa fase.

 

1) A menstruação passa a ser uma parte importante da sua vida

 

Um divisor de águas na vida de qualquer menina é a chegada da menstruação. Não é para menos, já que ela marca o amadurecimento sexual do seu corpo. No início o seu ciclo pode parecer um pouco confuso, com intervalos irregulares, mas com o tempo ele vai se equilibrando e passa a ter um padrão. É importante que você comece a ficar atenta a sua saúde íntima e preste atenção aos produtos que vai usar. O absorvente vai passar a ser seu melhor amigo por alguns dias do mês, por isso, escolha um que te deixe confortável e protegida. 

 

2) Crescendo rápido e esbarrando em tudo

 

Cada menina tem características físicas próprias. Algumas são mais baixas, outras mais altas. Mas a verdade é que toda garota vai crescer bastante na puberdade. Por isso, prepare-se, pois você vai perder roupas e sapatos muito rápido. Além da estatura,  as mãos, pés, ombros também crescem de maneira acelerada e, às vezes, a impressão é que você está desproporcional. Outra curiosidade é que na puberdade nós ficamos mais desastradas e esbarramos mais nas coisas. Isso acontece justamente pelo crescimento rápido que não te dá tempo de se adaptar à sua nova proporção. Mas pode ficar calma. Com o tempo o seu corpo vai encontrar um equilíbrio. 

 

3) Um peito maior que o outro é normal 

 

Durante a puberdade acontece o aumento das mamas e no início você pode perceber que um está maior que o outro. Isso é super normal e acontece porque os seios não crescem ao mesmo tempo. Com o tempo, a diferença vai diminuindo, e o seu peito vai ganhando um formato mais arredondado e cheio. Nessa fase, também é comum sentir os seios mais doloridos por conta do aumento de sensibilidade local. Já o tamanho dos seus seio vai depender de fatores genéticos e características físicas e costumam atingir o seu tamanho permanente por volta dos 17, 18 anos. 

 

4) Mais transpiração e pele oleosa 

 

A puberdade é uma fase marcada por alterações hormonais que dão sinais bem claros no seu corpo. A sua pele passa a ficar mais oleosa e é comum perceber o aparecimento de cravos e espinhas. O mesmo pode acontecer com os cabelos, que geralmente ficam oleosos mais facilmente. As mudanças hormonais também influenciam as glândulas sudoríparas, que crescem e ficam mais ativas. Por isso a sensação de calor mesmo quando o tempo parece mais fresco. Como consequência, você acaba suando e ficando com um odor característico. Nesse caso, invista em um desodorante que controle a sua transpiração e procure vestir roupas mais leves. 

 

5) Pelos fazem parte da natureza do ser humano 

 

Na puberdade os pelos crescem em partes do corpo que eles não existiam antes. Você vai notar o crescimento de pelos na região pubiana e nas axilas. No início eles são bem claros e finos e vão escurecendo e engrossando com o tempo. Caso seja de sua escolha, esse é o momento de começar a lidar com a depilação. É importante buscar a melhor maneira de se depilar para o seu corpo, principalmente na região íntima. 


6) Nem todos passam pelas mesmas fases ao mesmo tempo. Respeite o seu momento. 

 

Não existe uma idade certa para menstruar, ou para os seios crescerem, nem o corpo ganhar curvas. Geralmente, a partir dos 9 anos, algumas meninas já podem dar sinais de que estão passando pela puberdade, enquanto outras demoram um tempo a mais. Cada menina se desenvolve no seu tempo, por isso, não se compare com outras, pois a puberdade é uma experiência única para cada pessoa. 

 

7) Seu corpo está mudando e você está mudando junto com ele

 

A palavra que mais define a puberdade é transformação. O seu corpo começa a dar adeus aos traços de criança e, com o tempo, vai ganhando formato de mulher. Os seios crescem, você ganha curvas, a cintura afina. Mas o seu corpo não é o único. A sua mente também está mudando e o que parecia incrível antes, agora já não parece fazer mais tanto sentido. Da mesma forma, novos gostos surgem e novas descobertas chamam a atenção. Por isso, tente ver o lado positivo disso tudo e aproveite para se conhecer melhor. Converse com amigas que estão passando pela mesma experiência e não se sinta acanhada de compartilhar seus medos e inseguranças com pessoas adultas que já passaram por isso. Talvez você não perceba, mas não está sozinha.

semprelivre_bottom1_dance_new

  • A MÚSICA ME MOVE
    Sem tempo de ir à academia? Veja 5 canais no Youtube para dançar e queimar calorias em casa
    Trabalhar, se divertir, dormir direito e ainda se preocupar com a saúde… Ufa! Taí uma ..
  • A MÚSICA ME MOVE
    12 músicas para animar sua viagem de férias na praia com amigos
    Com o verão rolando, nada melhor do que viajar com os amigos e curtir uns dias na praia. ..
  • A MÚSICA ME MOVE
    Conheça Kiana Léde, a menina que está bombando no Youtube com versões acústicas de hits!
    Já ouviu algum cover de Kiana Ledé? Não? Então fica a dica: procura o canal dela no Yo..
  • A MÚSICA ME MOVE
    Ouvir música, dançar, ler: 5 coisas que você pode fazer para esquecer a TPM!
    A gente já falou por aqui que a TPM é supernormal e toda mulher tem, pelo menos, algum s..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Menstruação
    Corrimento marrom depois da menstruação com cólicas pode ser gravidez?
    O corrimento marrom depois da menstruação com cólicas pode ser considerado normal....
    Corrimento marrom depois da menstruação com cólicas pode ser gravidez?
  • SE CUIDA!
    Enquete: Você usa protetor diário?
    Conte para o Só Delas se você usa o protetor diário todos os dias!
    Enquete: Você usa protetor diário?
  • SE CUIDA!
    5 coisas que toda mulher precisa saber sobre pílula do dia seguinte
    Muitas já ouviram falar, mas entender como a pílula do dia seguinte funciona é...
    5 coisas que toda mulher precisa saber sobre pílula do dia seguinte
  • SE CUIDA!
    Como tratar infecção urinária? Ginecologista explica como prevenir e tratar a doença
    A infecção urinária acontece quando bactérias invadem o trato urinário e se multiplicam...
    Como tratar infecção urinária? Ginecologista explica como prevenir e tratar a doença
  • VER TODAS >