7 dicas para espantar as cólicas menstruais
7 dicas para espantar as cólicas menstruais
PRODUTO Relacionado

Saiba mais: É normal sentir cólica depois que a menstruação desceu?
Dica 1) Bolsa de água quente relaxa a musculatura e reduz a cólica menstrual
Um item tão antigo quanto o tabu da sua avó dizendo que andar descalça dá cólica, a bolsa de água quente continua sendo uma aliada das mulheres no período menstrual. Ao colocar uma compressa ou bolsa d’água, preferencialmente morna (para não causar queimadura ou irritação na pele), na região do abdômen, a temperatura ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e relaxar a musculatura, trazendo como benefício a redução da cólica menstrual. Entrar em uma banheira com água quentinha também pode ajudar bastante.
Dica 2) Massagem melhora o fluxo sanguíneo na região abdominal
O combo massagem e bolsa de água morna melhora o fluxo sanguíneo na região abdominal. A prática pode ser feita por você mesma ou por uma pessoa que queira ajudar. Aplique um óleo natural para aquecer a região do abdômen e comece com movimentos circulares no sentido horário no abdômen, principalmente ao redor do umbigo, em espiral. Repita os movimentos de cima para baixo. Depois que a barriga estiver bem aquecida, deite com ela para baixo.
Dica 3) Chás anti-inflamatórios ajudam no alívio da dor da cólica
A cólica é provocada por uma substância inflamatória chamada prostaglandina, que é liberada para estimular o útero a expelir o endométrio como fluxo menstrual. Por isso, chás com ação anti-inflamatória podem ajudar no alívio da dor. Camomila, gengibre e calêndula são os mais indicados.
Veja mais: 4 chás que ajudam a aliviar a cólica
Dica 4) Exercícios físicos leves liberam substâncias que dão sensação de bem estar
Praticar exercícios durante a TPM ou menstruação parece loucura para você? Mas, a verdade é que isso pode ser benéfico para quem está sofrendo com cólica. A atividade física faz o corpo liberar substâncias que dão sensação de bem-estar, como a endorfina e o cortisol, e ajudam na redução da cólica e do estresse.
Dica 5) Só tome remédio com indicação médica
Existem diversos tipos de analgésicos para cólica disponíveis na farmácia, mas é importante alertarmos que não é indicado se automedicar nem mesmo nesse caso. O recomendado por médicos é consultar seu ginecologista de confiança, que já conhece seu histórico de saúde, para saber qual é o medicamento mais adequado para você.
Dica 6) Descanse um pouco e deixe o corpo se recuperar
A gente não quer desmarcar nenhum compromisso só por estar menstruada, mas quando a cólica insiste em aparecer não tem jeito, é preciso parar um pouco, descansar e deixar seu corpo se recuperar. Uma dica é deitar com a barriga para baixo ou com o corpo de lado, usando um travesseiro entre a barriga e a cama para dar mais conforto.
Dica 7) Posição certa para dormir tira a pressão dos músculos abdominais
Sabia que existe uma posição de dormir que ajuda a melhorar a cólica menstrual? Pelo menos para dar uma aliviada para que você consiga ter uma boa noite de sono ela pode ser útil. Dormir em posição fetal tira a pressão dos músculos abdominais, aliviando a cólica e também as cãibras que podem surgir.
Veja também: 4 coisas que você pode fazer para ajudar uma amiga com cólica
PRODUTOS Relacionado




