Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

7 cuidados com a pele para fazer em casa no verão

7 cuidados com a pele para fazer em casa no verão

Em algumas regiões do Brasil, o calor intenso não é exclusividade do verão. Porém, é nesta estação do ano que a exposição ao sol se intensifica e favorece o aparecimento de alguns problemas de pele, como manchas, queimaduras e até mesmo o envelhecimento precoce. Como se não bastasse a temperatura elevada, muitas pessoas também entram de férias neste período e acabam deixando de lado alguns cuidados do dia-a-dia, como hidratar a pele e usar protetor solar. É justamente aí que mora o perigo! Praia, piscina e outras programações diurnas bastante populares nesta época do ano podem se tornar um transtorno caso não venham acompanhadas de algumas medidas especiais.

 

Veja também: Detox de beleza: 5 rituais para recuperar a beleza do cabelo e pele após o verão

 

Por essas e outras, o Só Delas resolveu reunir uma listinha de cuidados com a pele que podem ser feitos em casa mesmo durante o verão. Se liga!

 

1) Proteja a pele contra o sol: retocar o protetor solar ao longo do dia é essencial

 

Expor a pele à radiação ultravioleta no verão não é uma boa ideia. O descuido pode gerar o aparecimento de manchas e queimaduras. Sem contar no famigerado envelhecimento precoce, tão temido pela mulherada. Portanto, mesmo as mulheres que já estão acostumadas a utilizar o produto ao longo de todo o ano devem redobrar a atenção com esse cuidado. 

 

Durante o verão, certifique-se de escolher um protetor solar de fator 30, no mínimo. Faça a aplicação de 15 a 30 minutos antes da exposição solar e reaplique o produto a cada duas horas, porque nesta época do ano é natural transpirar bastante, o que pode retirar a camada protetora da pele. Partes do corpo, como lábios, orelhas e pescoço, também não devem ser esquecidas. Ah, vale lembrar que não é recomendado pegar o sol das 10h às 16h. Prefira horários de menor intensidade! 

 

2) Hidratação: antes e depois da praia

 

Hidratar a pele é um hábito que deve ser colocado em prática durante o ano inteiro. Entretanto, no verão, essa necessidade é ainda maior. O calor e a exposição ao sol em ambientes como praia e piscina formam o cenário perfeito para o ressecamento da pele. Para contornar o problema, fuja de banhos muito quentes e demorados, que podem acabar com a hidratação natural do corpo.  

 

Ao sair do chuveiro, invista em cremes e loções hidratantes específicos para a pele do rosto e do corpo. Esses produtos são ótimos para peles sensibilizadas pelo sol e ainda ajudam a restaurar a barreira de proteção que já temos naturalmente. Se possível, mate dois coelhos com uma cajadada só e opte por protetores solares que também tenham propriedades hidratantes em sua composição. 

 

Veja também: Pele oleosa precisa de hidratação? Veja as dicas de uma dermatologista

 

3) Esfoliação: esfoliar a pele no verão ajuda a manter o bronzeado

 

Muita gente acredita que não se deve esfoliar a pele durante o verão. Porém, isso não passa de um equívoco. A esfoliação é muito importante por estimular a renovação celular e deve ser feita com delicadeza e bom senso, para que não haja nenhum tipo de lesão ou sensibilidade excessiva. 

 

O processo pode ser realizado, no máximo, duas vezes por semana e apresenta diversos benefícios para a pele: ajuda a manter o bronzeado por mais tempo, combate o envelhecimento celular, favorece a circulação sanguínea, elimina as toxinas e impurezas da pele e auxilia o processo de descamação. A única ressalva é: use protetor solar após esfoliar a pele e evite a exposição imediata ao sol. 

 

4) Hidrate-se! Beber bastante água e consumir alimentos como frutas e verduras também é importante

 

Já deu pra perceber que os cuidados que temos ao longo de todo o ano devem ser redobrados no verão. Com a ingestão de líquidos não poderia ser diferente. A alta temperatura característica da estação faz com que as pessoas transpirem mais do que o normal, aumentando o risco de desidratação. Por isso, beber bastante água é indispensável!

 

O recomendado é beber, no mínimo, dois litros de água por dia. Mas, não pare por aí! Você ainda pode investir em outras formas de ingerir líquidos e manter o organismo hidratado. Comer alimentos ricos em água, como frutas e verduras pode ser de grande ajuda. A água de côco e sucos naturais também estão entre as alternativas para se hidratar durante o verão. 

 

5) Água termal: produto hidrata e refresca a pele sensibilizada pelo sol

 

Se a água termal já é a queridinha das mulheres em outras estações, quem dirá no verão! O produto tem várias finalidades e pode ser usado para hidratar a pele do rosto ao longo do dia e também na preparação da maquiagem. Sem contar no fator refrescante que o cosmético apresenta, né? Quem já testou, sabe! Use e abuse da água termal após um dia inteiro de praia ou de piscina. O recurso possui propriedades calmantes que podem auxiliar a estabilizar a camada da pele que foi exposta ao sol. 

 

6) Máscara de argila branca reduz a oleosidade sem ressecar a pele no verão

 

Cada cor de argila representa uma função diferente. A mais adequada para o verão é, sem sombra de dúvidas, a máscara de argila branca. Esse tipo de tratamento é indicado para peles sensíveis e ressecadas. Por conter um percentual considerável de alumínio e silício em sua composição, a argila branca apresenta um pH que se aproxima ao pH da pele. Por isso, o produto é capaz de absorver a oleosidade sem ressecar a região. Além disso, a máscara também tem função cicatrizante, ideal para acabar com possíveis marquinhas originadas durante o verão. 

 

Veja também: Spa em casa: receitinhas de beleza e dicas de relaxamento para fazer em uma hora

 

7) Depilação: cuidados antes e depois tornam a prática menos agressiva

 

Durante o verão, as idas à praia e a ambientes com piscina são bem mais frequentes. Por este motivo, as mulheres acabam se depilando mais. Algumas medidas podem ser tomadas para tornar este momento o menos agressivo possível para a pele. Em primeiro lugar, programe a data da sua depilação de forma que você possa se resguardar do sol por, pelo menos, 48 horas. Outro erro comum é utilizar produtos com álcool, como desodorantes e perfumes, logo após o procedimento. Isso pode provocar irritações e até manchas no local. 

 

Ao chegar em casa após a depilação, prefira um banho frio e escolha um sabonete neutro para limpar a região. Passe o resto do dia com roupas soltinhas e frescas e dê preferência a calcinhas de algodão


Veja também: Como fazer a depilação íntima corretamente para ir à praia. Confira dicas de uma ginecologista!

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • VER TODAS >