7 coisas que você precisa saber sobre o clitóris
7 coisas que você precisa saber sobre o clitóris
1) O conhecimento sobre o clitóris é, relativamente, recente
O que é o clitóris? Essa parte tão importante do corpo feminino já foi estudada e esquecida várias vezes. Sua anatomia só foi descoberta muito recentemente, no fim dos anos 90, pela urologista australiana Helen O’Connell. Apesar disso, o clitóris já era conhecido, mas foi por muito tempo definido como parte do corpo da mulher que não deveria ser encostado. Até mesmo hoje em dia, em alguns lugares do mundo, diferentes culturas reprimem a sexualidade da mulher e cometem a mutilação genital feminina para retirar o clitóris. Por isso, o conhecimento sobre ele ainda não são muito avançados, e muitas pessoas ainda não entendem bem essa parte do corpo!
2) Pode ter diferentes tamanhos e formatos
Assim como várias outras partes do corpo feminino, como por exemplo os grandes e pequenos lábios, o clitóris pode ter diferentes formatos, tamanhos e cores. Sim, nenhum clitóris é igual ao outro. Por isso, cada um vai funcionar e ser estimulado de uma forma específica. Então, o que funciona para um pode não funcionar muito bem para o outro. Afinal, leva tempo para entender esse órgão, por isso é importante ter calma e conhecer o seu. Autoconhecimento é tudo!
3) O clitóris fica bem no encontro dos pequenos lábios
Um passo importante é saber onde ele fica, principalmente para quem está começando a ter mais intimidade com a vagina ou está iniciando a vida sexual. Diferente do ponto G, que muitas mulheres têm dificuldade de encontrar o seu, o clitóris é bem mais aparente. Ele faz parte da vulva, junto com os grandes e pequenos lábios e a vagina. Se localiza na parte superior da vagina, e é a mais elevada da região, visível a olho nu, bem no encontro dos pequenos lábios.
No entanto, ele não se restringe apenas ao que pode ser visto. A maior parte dele fica “escondida” internamente no corpo da mulher. Enquanto a parte externa tem em média 5 milímetros, a parte interna do clitóris pode ter cerca de 4 centímetros! Muita coisa, né? Por conta disso, o clitóris tem toda uma anatomia por si só. A glande é a parte externa, mas, já no interior da vagina, ele tem os crus clitoris, duas pernas que envolvem o corpo cavernoso. No finalzinho desse corpo, há o bulbo do vestíbulo, que se parecem com os sacos escrotais dos homens.
4) As mulheres atingem o orgasmo por meio do clitóris
O clitris tem como função única dar prazer à mulher. Ele é o único órgão do ser humano que tem esse papel exclusivo! Por isso, tem grande potencial para intensificar o orgasmo ou fazer com que ele seja alcançado mais rápido. Apesar de existirem outros tipos de orgasmos, a maior parte do prazer sexual das mulheres vem dele! Mas, para conseguir isso é preciso primeiro encontrar o seu clitóris e depois descobrir quais suas formas preferidas de estimulá-lo.
5) Possui terminações nervosas muito sensíveis
Mais sensível do que a língua e o pênis, o clítoris tem mais de 8 mil terminações nervosas. Isso corresponde ao dobro do que existe na glande do órgão masculino! E olha que essas são os nervos apenas da parte externa, a glande. Tudo isso faz com que o clitóris seja a parte de todo o corpo feminino mais sensível ao toque, sendo o principal meio pelo qual as mulheres atingem o orgasmo.
6) O clitóris pode ter ereção!
Quando estimulado, o clitóris aumenta de tamanho, por conta de um maior fluxo sanguíneo na região. Isso acontece porque ele é formado por um tecido erétil, assim como o pênis. Pode ser mais difícil de reparar por seu tamanho pequeno, mas sua parte externa pode aumentar até 2 centímetros! Como sua área fica maior, ele se torna mais fácil de ser manipulado.
7) O clítoris não envelhece
A questão do prazer sexual não precisa preocupar nenhuma mulher com o passar dos anos. O potencial de orgasmo feminino pelo clitóris continua o mesmo em todas as idades! Que maravilha, né? Com o passar do tempo, a sensibilidade do clitóris não muda. Pelo contrário, ele aumenta ao longo dos anos! Depois da menopausa, é possível que ele se torne até o dobro do que era antes.



