Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

7 coisas que você precisa saber sobre o clitóris

7 coisas que você precisa saber sobre o clitóris

Você sabe dizer onde fica o clitóris? Localizado na parte superior da vulva, o órgão possui 8 mil terminações nervosas e sua função exclusiva é garantir o prazer sexual. No entanto, temas relacionados ao corpo feminino e sexualidade, ainda são pouco discutidos, seja por tabu ou pouca informação. Por essa razão, o clítoris é um assunto pouco discutido e explorado entre as mulheres. Para te ajudar a saber mais sobre o clitóris, o Só Delas traz 7 coisas que você precisa saber sobre o órgão, o que ele pode fazer por você e como encontrá-lo na vagina.

 

 

1)O conhecimento sobre o que é clitóris é relativamente recente


O que é o clitóris? Essa parte tão importante do corpo feminino já foi estudada e esquecida várias vezes. Sua anatomia só foi descoberta recentemente, no fim dos anos 90, pela urologista australiana Helen O’Connell. Apesar disso, o clitóris já era conhecido, mas foi por muito tempo definido como parte do corpo da mulher que não deveria ser encostado. Até mesmo hoje em dia, em alguns lugares do mundo, diferentes culturas reprimem a sexualidade da mulher e cometem a mutilação genital feminina para retirar o clitóris. Por isso, o conhecimento sobre ele ainda não são muito avançados, e muitas pessoas ainda não entendem bem essa parte do corpo!



 

2) O clitóris pode ter diferentes tamanhos e formatos

 

Assim como várias outras partes do corpo feminino, o clitóris pode ter diferentes formatos, tamanhos e cores. Sim, nenhum clitóris é igual ao outro. Por isso, cada um vai funcionar e ser estimulado de uma forma específica. Então, o que funciona para um pode não funcionar muito bem para o outro. Afinal, leva tempo para entender esse órgão, por isso é importante ter calma e conhecer o seu. Autoconhecimento é tudo!




 

3)  O encontro dos pequenos lábios é onde fica o clitóris

 

Um passo importante é saber onde onde fica o clitóris da mulher, principalmente para quem está começando a ter mais intimidade com a vagina ou está iniciando a vida sexual. Diferente do ponto G, que muitas mulheres têm dificuldade de encontrar o seu, o clitóris é bem mais aparente. Ele faz parte da vulva, junto com os grandes e pequenos lábios e a vagina. Se localiza na parte superior da vagina, e é a mais elevada da região, visível a olho nu, bem no encontro dos pequenos lábios. Ele tem um formato parecido com um botão, por isso, popularmente é chamado de "botão do prazer". 

 

No entanto, ele não se restringe apenas ao que pode ser visto. A maior parte dele fica “escondida” internamente no corpo da mulher. Enquanto a parte externa tem em média 5 milímetros,  semelhante ao tamanho de uma ervilha, a parte interna do clitóris pode ter cerca de 4 centímetros! Muita coisa, né? Por conta disso, o clitóris tem toda uma anatomia por si só. A glande é a parte externa, mas, já no interior da vagina, ele tem os crus clitoris, duas pernas que envolvem o corpo cavernoso. No finalzinho desse corpo, há o bulbo do vestíbulo, que se parecem com os sacos escrotais dos homens.



 

4) As mulheres atingem o orgasmo por meio do clitóris

 

O clitóris tem como função única dar prazer à mulher. Ele é o único órgão do ser humano que tem esse papel exclusivo! Por isso, tem grande potencial para intensificar o orgasmo ou fazer com que ele seja alcançado mais rápido. Apesar de existirem outros tipos de orgasmos, a maior parte do prazer sexual das mulheres vem dele! Mas, para conseguir isso é preciso primeiro encontrar o seu clitóris e depois descobrir quais suas formas preferidas de estimulá-lo. 

 

Você pode usar a estimulação do clitóris como uma etapa das preliminares, explorando as áreas ao redor do órgão. O importante é que você busque sempre conhecer cada parte do seu corpo, sem tabus ou julgamentos. Quanto mais o clitóris for estimulado, mais intenso é o orgasmo.



 

5) O clitóris possui terminações nervosas muito sensíveis
 

Mais sensível do que a língua e o pênis, o clítoris tem mais de 8 mil terminações nervosas. Isso corresponde ao dobro do que existe na glande do órgão masculino! E olha que essas são os nervos apenas da parte externa, a glande. Tudo isso faz com que o clitóris seja a parte de todo o corpo feminino mais sensível ao toque, sendo o principal meio pelo qual as mulheres atingem o orgasmo.

 

Durante a relação sexual, quando o clitóris é estimulado, os neurotransmissores agem no sistema nervoso central para proporcionar prazer. A mulher então entra em estado de excitação, que se manifesta no corpo todo: a frequência cardíaca e a pressão arterial aumentam, a vagina fica lubrificada e o clitóris dilata, ficando ainda mais sensível. 




 

6) O clitóris pode ter ereção!

 

Quando estimulado, o clitóris aumenta de tamanho, por conta de um maior fluxo sanguíneo na região. Isso acontece porque ele é formado por um tecido erétil, assim como o pênis. Pode ser mais difícil de reparar por seu tamanho pequeno, mas sua parte externa pode aumentar até 2 centímetros! Como sua área fica maior, ele se torna mais fácil de ser manipulado e mais sensível também.



 

7) O clítoris não envelhece

 

A questão do prazer sexual não precisa preocupar nenhuma mulher com o passar dos anos. O potencial de orgasmo feminino pelo clitóris continua o mesmo em todas as idades! Que maravilha, né? Com o passar do tempo, a sensibilidade do clitóris não muda. Pelo contrário, ele aumenta ao longo dos anos! Depois da menopausa, é possível que ele se torne até o dobro do que era antes.


bottom1_batom_Carefree

tag_sempre_banner tag_sempre_banner_mob

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Menstruação
    Mudar anticoncepcional pode atrasar menstruação?
    Você sabia que mudar anticoncepcional pode atrasar a menstruação ou até mesmo provocar...
    Mudar anticoncepcional pode atrasar menstruação?
  • Menstruação
    Candidíase atrasa a menstruação?
    Muitas mulheres têm dúvidas se a candidíase atrasa a menstruação. A infecção fúngica,...
    Candidíase atrasa a menstruação?
  • Menstruação
    Antibiótico atrasa menstruação? Veja quais compostos podem interferir no ciclo menstrual
    Muitas mulheres acreditam que o uso de antibiótico atrasa a menstruação. Isso porque...
    Antibiótico atrasa menstruação? Veja quais compostos podem interferir no ciclo menstrual
  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • VER TODAS >