6 mandamentos da sororidade: manual para encorajar outras mulheres
6 mandamentos da sororidade: manual para encorajar outras mulheres
PRODUTO Relacionado

1 Apoio acima de tudo. Sororidade é uma grande rede de apoio
A palavra sororidade vem do latim soror, que significa irmã, e traz a ideia de irmandade entre as mulheres. Quando falamos de sororidade, estamos falando sobre uma grande rede de apoio. Sabe aquela frase “A união faz a força”? Pois bem, esse é o mandamento fundamental. Todas nós estamos no mesmo barco e quanto mais unidas estivermos, mais fortes somos. Procure ter um olhar e uma postura mais acolhedora e solidária com as mulheres, sejam próximas ou não. A sororidade não faz distinção ou tem preferências e a partir dela, podemos repensar nossas relações umas com as outras. Olhe à sua volta e reconheça o valor de uma mulher, suas lutas, seus feitos, seus ganhos. É criando laços e se apoiando que vamos conseguir um mundo com mais empatia e igualdade.
2 Mulheres são diferentes, pensam diferente e tudo bem. Diversidade é tudo
A sororidade prega a união entre as mulheres e o apoio mútuo, mas isso não quer dizer que devemos ser todas iguais. A pluralidade de ideias e de pensamentos é o que torna a sociedade muito mais rica e interessante. Aproveite a oportunidade para conversar com pessoas diferentes e se sinta livre para discordar quando sentir necessidade. A sororidade não nos obriga a sempre concordar com tudo que outras mulheres façam ou falem.
3 Mulheres erram, mas não por serem mulheres e sim por serem humanas
Errar é humano e todas temos as nossas falhas. A sociedade que vivemos ainda é construída com fortes laços de machismo e patriarcado, alimentando equívocos e estereótipos sobre a capacidade das mulheres. Mulheres não são mais fracas,mais lentas, limitadas ou incapazes. Sim, mulheres também cometem erros e você não precisa ficar cega para as falhas das outras. Sororidade é não julgar ninguém por ser mulher.
4 Você não precisa amar todas as mulheres, mas sim respeitá-las
Não, você não precisa gostar de todas as mulheres do mundo, afinal, as relações pessoais são construídas por afinidades. Mas nem por isso precisamos destruir, criticar ou achar bom quando vemos uma mulher que não gostamos passando por algum problema simplesmente por divergências pessoais.
5 Tem beleza para todo mundo, só não tem espaço para competição
A beleza de outra mulher não te diminui. Crescemos em uma sociedade machista que sempre alimentou a ideia da rivalidade feminina, principalmente no que diz respeito a aparência. A escolha da menina mais bonita em detrimento da outra, fez com que por muitos anos, mulheres acreditassem que estivessem em uma constante competição. Aparência física não nos define e quanto mais nos comparamos com outras mulheres, mais estamos nos diminuindo como pessoa.
6 Incentive outras mulheres
Todas gostamos de ser elogiadas, mas você já elogiou uma mulher hoje? Não precisa ser forçado ou falso, mas reconheça o valor de uma companheira, suas qualidades e seus pontos fortes. Muitas vezes o que mais precisamos é de estímulo e quando fortalecemos uma outra mulher, estamos nos fortalecendo também.
Veja também: 6 séries com protagonistas mulheres para você maratonar
PRODUTOS Relacionado




