Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

6 livros para presentear uma amiga que está começando o processo de empoderamento

6 livros para presentear uma amiga que está começando o processo de empoderamento

Sua amiga está começando o processo de empoderamento e aprendendo sobre o que é ser feminista? Temos as dicas ideais de livros para presenteá-la! O movimento que deixa as mulheres cada vez mais donas de si conta com leituras incríveis que podemos nos basear para entender um pouco mais. O Só Delas preparou uma lista de publicações, misturando algumas obras clássicas e atuais. Todos propõe reflexões sobre a trajetória feminina e as questões diárias que nos cercam. Confere a seleção e anota essas dicas:

 

1) "Eu sei por que o pássaro canta na gaiola", Maya Angelou

 

Livro autobiográfico da incrível Maya Angelou, “Eu sei por que o pássaro canta na gaiola”, conta a história da menina Marguerite Ann Johnson, apelidada de Maya. Em tempos de segregação racial nos Estados Unidos, a menina cresce se sentindo feia e excluída e o trauma só aumenta quando sofre abuso sexual pelo namorado da mãe. Memórias traumáticas compõe a vida da escritora que supera difíceis obstáculos. O mais interessante do livro é acompanhar a inocência de Maya quando criança se transformando aos poucos em pensamento crítico e posicionamento social. Maya Angelou é uma verdadeira inspiração e suas palavras estimulam o empoderamento e independência das mulheres.

 

2) “Persépolis”, de Marjane Satrapi

 

Quando ainda tinha 10 anos, a autora Marjane Satrapi foi obrigada a colocar pela primeira vez um véu islâmico na cabeça. Já adulta e com consciência política, ela escreve e desenha a graphic novel “Persépolis”, uma autobiografia em quadrinhos direcionada a adultos e principalmente mulheres. Os acontecimentos da vida da quadrinista mostram como era e é a realidade feminina no Irã. Como em muitos outros países islâmicos, as mulheres por lá não têm liberdade de expressão, acesso à educação e vivem a violência político-religiosa de perto. Então, não dá para se esperar menos de Marjane do que histórias incríveis e inspiradoras. 

 

3) “Um teto todo seu”, de Virginia Woolf

 

Ensaio é um gênero de não-ficção que propõe a reflexão sobre determinado tema. Essa foi a escolha da aclamada autora Virginia Woolf em “Um teto todo seu”. Nesta obra, ela pontua as condições sociais da mulher em sua época, 1929. O ponto principal da obra é questionar como o mercado literário se fecha para as produções femininas. E o problema vai além da falta de espaço no mercado editorial: com poucas obras escritas por mulheres disponíveis, as mensagens ficam restritas, sem poder compartilhar com o mundo. 

 

4) “Vox”, de Christina Dalcher

 

Em um futuro distópico, o governo começa a temer os avanços do feminismo e os pensamentos de mulheres muito poderosas. Assim, eles decretam uma ordem: todas as mulheres não podem falar mais do que 100 palavras por dia. Desse modo, não tarda para que as mulheres deixem seus trabalhos e comecem a viver apenas em casa, cuidando dos filhos, um enorme retrocesso. Mas a dra. Jean McClellan não aceita essa realidade. Depois de o presidente pedir os resultados de um dos seus estudos como neurocientista, Jean está determinada a fazer todo o possível para reivindicar o direito de expressão das mulheres.  

 

5) “Sejamos todos feministas”, de Chimamanda Ngozi Adichie

 

Mais um ensaio para a lista, “Sejamos todos feministas” é um dos livros da inspiradora escritora contemporânea Chimamanda Adichie. Nesta obra, ela fala sobre o que é ser feminista no século atual e a importância do movimento para libertar tanto mulheres quanto homens de padrões que aprisionam. Assim, ela parte de sua experiência pessoal como mulher negra e nigeriana para trazer reflexões sobre como as mulheres anulam suas vontades e modo de ser para agradar alguém; e homens tentando se enquadrar em estereótipos de masculinidade que podem ser bem tóxicos. O livro é um ótimo presente para que sua amiga desconstrua ideias preconcebidas sobre o movimento.

 

6) “O mito da beleza”, de Naomi Wolf

 

Conhecido por ser um dos maiores clássicos do feminismo, “O mito da beleza” coloca em xeque os padrões de beleza criados pelo mundo da moda e do entretenimento. A autora Naomi Wolf mostra como o culto à beleza, muito praticado por nossa sociedade atual, é uma forma de opressão às mulheres e à identidade delas, seja em casa, no ambiente de trabalho ou em grupos de amigos. Esses padrões podem ser violentos, impondo características femininas que nem sempre são necessárias. Além disso, Naomi ainda toca em assuntos delicados de forma natural falando sobre distúrbios alimentares, cirurgias plásticas e pornografia.

semprelivre_bottom1_dance_new

  • VOCÊ SABIA?
    6 coisas que você precisa saber antes de viajar com seus amigos
    Fazer uma viagem acompanhada de amigos é uma das melhores coisas da vida! Se divertir, pa..
  • VOCÊ SABIA?
    4 coisas que passam pela sua cabeça antes de chegar ao primeiro encontro
    Por mais que a gente seja confiante, o primeiro encontro com o carinha interessante sempre..
  • VOCÊ SABIA?
    Vai passar o dia na praia? Veja o que levar na bolsa!
    No verão, tudo o que a gente mais quer é relaxar, se divertir e ficar com aquele bronzea..
  • VOCÊ SABIA?
    4 pensamentos que já passaram pela sua cabeça antes de uma viagem à praia
    Pode ser um fim de semana ou o mês inteiro, mas toda viagem nos traz algumas preocupaçõ..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
    O adesivo anticoncepcional ou patch anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal...
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
  • SE CUIDA!
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
    Embora boa parte das mulheres já saiba para que serve a pomada vaginal, ainda existem...
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
  • Menstruação
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
    A primeira menstruação (nome científico: menarca) marca o fim da puberdade e o início da...
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
  • SE CUIDA!
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
    A ultrassonografia transvaginal (ou ultrassom transvaginal) é um exame de imagem usado...
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
  • VER TODAS >