Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

6 filmes de diretoras mulheres para assistir na Netflix

6 filmes de diretoras mulheres para assistir na Netflix

Assistir e enaltecer produções femininas é uma forma de incentivar a participação de mulheres no audiovisual e contribuir de uma pequena forma para que o mercado se abra cada vez mais para a igualdade de gêneros quando o assunto é cinema. Pensando nisso, fizemos uma lista com 6 títulos, entre filmes e documentários, que foram dirigidos por mulheres. A boa notícia é que todos eles estão disponíveis para você assistir na Netflix agora mesmo. Então pode preparar a pipoca porque essas histórias têm muitos ensinamentos e questionamentos para a gente refletir.

 

1) “Homecoming: A Film By Beyoncé”, dirigido por Beyoncé

 
Dirigido pela própria diva Beyoncé, esse documentário mostra toda a trajetória da cantora em seus ensaios e planejamento para sua performance no festival de música americano Coachella em 2018. “Homecoming” traz imagens do show, entrevistas, cenas de bastidores e ainda os ensaios da Queen B. A cantora ainda propõe reflexões sobre a cultura negra e a maternidade. Afinal, ela se apresentou ainda durante a recuperação de sua gravidez de gêmeos.
 
 

 

2) “Meu Eterno Talvez”, dirigido por Nahnatchka Khan

 

Nahnatchka Khan é uma roteirista e produtora norte-americana. Com o filme “Meu Eterno Talvez”, também é possível adicionar diretora a essa lista: foi seu primeiro trabalho na posição. O filme de comédia romântica, original Netflix, conta a história de Sasha (Ali Wong) e Marcus (Randall Park), melhores amigos durante a infância. No final do ensino médio, eles têm uma relação sexual que acaba colocando a amizade entre os dois em xeque. 15 anos depois, eles se reencontram quando Sasha, uma chef de sucesso, abre um restaurante na cidade natal dos dois, encontrando Marcus morando ainda com seu pai. Os dois amigos se reaproximam e terão que lidar com algumas questões mal resolvidas.

 

 

3) “Frida”, dirigido por Julie Taymor

 

Com 6 indicações ao Oscar de 2003, 2 vitoriosas, “Frida” é dirigido pela cineasta Julie Taymor. O filme é um drama biográfico que retrata desde a adolescência até a morte de um dos grandes nomes da pintura, a mexicana Frida Kahlo, interpretada por Salma Hayek. Símbolo do poder feminino, Frida fugiu do padrão da mulher do século XX pela sua aparência e forma de pensar. Bissexual e comunista, ela teve um vida turbulenta devido a complicações físicas após um acidente e a um relacionamento abusivo com Diego Rivera, personagem de Alfred Molina. O filme nos ajuda a compreender a vida de um dos símbolos do feminismo e como a mulher pode ter o poder de dominar sua própria vida.

 

 

4) “Absorvendo o Tabu”, dirigido por Rayka Zehtabchi

 

Em alguns locais da Índia, menstruação é sinônimo de doença e empecilho para as meninas entrarem em igrejas e templos sagrados. Essa é a locação do documentário “Absorvendo o Tabu”, que rendeu à diretora Rayka Zehtabchi o Oscar de melhor documentário de curta-metragem em 2019. Falar sobre menstruação por lá é um enorme tabu e, assim, absorventes e formas da mulheres cuidarem de sua higiene íntima durante o período menstrual nunca foram desenvolvidos. Zehtabchi e sua equipe vão ao distrito de Harpur, a 60 quilômetro da capital do país, Nova Delhi, para empoderar as mulheres mudando essa realidade.

 

Period. End of Sentence. Official Trailer from Rayka Zehtabchi on Vimeo.

 

5) “Dumplin”, dirigido por Anne Fletcher

 

Anne Fletcher dirige a comédia “Dumplin”, da Netflix: história sobre Willowdean Dickson, interpretada pela atriz Danielle Macdonald, uma menina acima do peso e filha de uma ex-miss de concursos de beleza, Rosie, personagem de Jennifer Aniston. Apesar de “Will” não se preocupar muito com o seu peso, sua aparência sempre esteve na frente do seu relacionamento com a mãe. Tudo muda quando, como uma forma de protesto, Will decide entrar em um concurso de beleza para questionar os padrões impostos pela sociedade.

 

 

6) “Feministas: O Que Elas Estavam Pensando”, dirigido por Johanna Demetrakas

 

Os anos 70 foram marcados por manifestações feministas e a fotógrafa Cynthia MacAdams eternizou vários desses momentos. Quase 50 anos depois, a diretora Johanna Demetrakas propõe revisitar o álbum dessas fotografias com mulheres contemporâneas em “Feministas: O Que Elas Estavam Pensando”. Assim, o documentário é uma reflexão das dimensões de uma das primeiras manifestações feministas na história. Além disso, as entrevistadas discutem o que é ser mulher ainda nos dias de hoje, deixando para trás padrões sociais impostas às mulheres desde a infância.

 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • Menstruação
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
    Na maioria das vezes, a menstruação preta é normal e não representa problemas de saúde....
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
  • Menstruação
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
    Muitas mulheres ficam em dúvida sobre quantos dias depois de acabar o anticoncepcional...
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
  • SE CUIDA!
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
    A primeira consulta com o ginecologista é um momento muito importante para esclarecer...
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
  • VER TODAS >