6 dúvidas sobre sexo respondidas por um ginecologista!
6 dúvidas sobre sexo respondidas por um ginecologista!
1 - Grávida pode fazer sexo sem camisinha?
De acordo com o profissional, sim. Desde que a relação sexual não esteja contraindicada por algum motivo médico durante a gravidez, não há problema em fazer sexo sem camisinha. Entretanto, ele faz uma alerta. “Vale lembrar que o principal uso da camisinha é para evitar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DST)”, diz. Então, deve-se levar isso em consideração também, tá?
2 - Sexo oral (sem camisinha) pode mesmo transmitir DST?
Sim. O contato da mucosa bucal com secreções do pênis ou da vagina é capaz de transmitir doenças, pois estas secreções podem conter vírus ou bactérias causadores de DST.
3 - Receber sexo oral com frequência pode provocar infecção urinária?
Não. Sexo oral não tem relação causal com infecção urinária.
4 - A mulher realmente ejacula?
Essa dúvida é bem comum e, segundo o profissional, a ejaculação por definição ocorre no homem. A mulher, ao atingir o orgasmo, libera uma quantidade maior de fluidos lubrificantes vaginais, entretanto, isso não é considerado tecnicamente ejaculação.
5 - É normal não sentir vontade de ter relação sexual?
Não. Caso isto esteja ocorrendo repetidamente, a mulher deve procurar um ginecologista que investigará a causa e tratará. “Existem casos muito simples, mas existem aqueles que precisam de um acompanhamento multiprofissional”, afirma Ricardo.
6 - A primeira relação sexual sempre dói e sangra?
Não. Isto é muito variável. Uma grande maioria relata dor e sangramento, mas existem mulheres que não sentem dor ou que não sangram.
Dr. Ricardo Raffa Valente - Ginecologia e Obstetrícia
CRM/SP 121319
RQE 29933



