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6 dicas para aproveitar a quaretena e cuidar mais de você

6 dicas para aproveitar a quaretena e cuidar mais de você

Autocuidado é uma palavra muito falada hoje em dia. Ao rolar o feed do Instagram por alguns minutos é possível um post motivacional falando sobre o assunto. O termo vem sendo bastante utilizado para descrever uma rotina dedicada ao cuidado com a saúde física e mental, olhando para o interior sempre que possível e, sobretudo, priorizando o que te faz bem. Mas, afinal, como colocar o conceito em prática?

 

Essa resposta vai depender, é claro, das necessidades individuais de cada um. Há quem tenha uma rotina muito atribulada e precise descansar para recarregar as energias ou, pelo contrário, há também quem sinta a necessidade de exercícios físicos para descarregar. O conceito de autocuidado visa, sobretudo, incentivar que você se coloque em primeiro lugar e aprenda a respeitar seus limites. Será que você não anda se cobrando demais para dar conta de tudo? Será que você muitas vezes você não tem aceitado a vontade de outras pessoas simplesmente porque não quer dizer não e causar algum desconforto?

 

Pensando nisso, o Só Delas preparou uma lista com 6 dicas de autocuidado que podem ser muito bem-vindas na sua rotina diária. Leve em consideração o ritmo da sua vida e as suas particularidades para entender quais comportamentos podem fazer a diferença no seu cotidiano. Confira!


 

Veja também: Autoestima e autocuidado: porque é importante saber sobre eles

 

Dica 1) Saiba dizer não!

 

Quantas vezes nos sentimos na obrigação de comparecer a eventos sociais e até mesmo familiares simplesmente por não saber dizer “não”? A sensação de que é preciso estar o tempo inteiro fazendo algo ou indo a algum lugar pode ser um verdadeiro atalho para a ansiedade. Fora o medo de magoar as pessoas ao negar determinados convites, né? Esse pensamento não é nada saudável e merece ser desconstruído. Está tudo bem perder aquele barzinho no final de semana e preferir ficar em casa. Você terá outras oportunidades! Saiba reconhecer os seus limites e seja mais sincera com as suas próprias vontades. Não existe desfeita maior que ignorar uma necessidade sua, que, cá entre nós, é absolutamente natural!

 

Dica 2) Dê um tempo nas redes sociais

 

Passamos os dias recebendo todos os tipos de informações através da internet. É verdade que o Instagram, o Facebook e todas as outras redes sociais realmente podem ser bastante divertidas. Porém, essas ferramentas também têm uma capacidade incrível de fazer com que você se compare a outras pessoas de realidades completamente diferentes e, consequentemente, se sinta mal por isso. Muitas vezes, ter consciência de que esse estilo de vida perfeito é uma mentira acaba não sendo o suficiente para a sua saúde mental. Por isso, experimente passar um tempo longe do celular e se distancie do padrão inalcançável propagado por blogueiras e celebridades na internet. Se a tentação for muito grande, dê preferência a perfis inspiradores e com mensagens positivas.

 

Dica 3) Se movimente! Exercícios físicos aliviam o estresse e fazem um bem danado

 

As vantagens de praticar atividades físicas com regularidade vão muito além da estética. Quando você se exercita, o seu corpo libera a famosa endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Por isso, movimentar o seu corpinho pode ser, literalmente, um forma de te deixar mais feliz e menos estressada. Ah, é sempre bom ressaltar: não deixe que a pressão de praticar atividades físicas se torne mais uma obrigação chata do seu dia-a-dia!   

 

Fazer exercícios diariamente é, sim, uma boa pedida. Porém, não se cobre demais! Se sinta confortável para inserir o autocuidado na sua rotina da melhor maneira possível. Três, dois e até um dia já são um avanço, especialmente para as(os) sedentárias(os). Lembre-se que a academia não é a única opção e busque por uma atividade que realmente te traga prazer, como dança, natação e diversas outras. Afinal, o foco é o seu bem-estar.

 

Veja também: Exercícios físicos ajudam a aliviar a cólica menstrual; saiba tudo!

 

Dica 4) Faça terapia e busque o autoconhecimento

 

A importância de fazer terapia não deve ser subestimada. Foi-se o tempo que a prática ainda era cercada por mitos e preconceitos, não é mesmo? Explorar as suas emoções e tentar se conectar ao máximo com os próprios pensamentos pode fazer toda a diferença na forma com que você leva a vida. Nem sempre compartilhar seus dilemas com os amigos é o suficiente. Mais do que um autocuidado, a terapia é um momento de autoconhecimento extremamente bem-vindo para a rotina de qualquer pessoa. 

 

Veja também: Primeira vez na terapia: 5 coisas para saber antes da primeira sessão


 

Dica 5) Seus banhos merecem o devido valor!

 

Os minutos que você passa no banho são extremamente particulares e não só podem, como devem ser usados a seu favor. É claro que não estamos sugerindo horas e horas dentro do chuveiro! A natureza agradece o seu bom senso em relação a isso. Porém, tente não tratar o banho como apenas mais uma necessidade diária e curta ao máximo esse seu momento. Use e abuse da sua criatividade e invista em músicas relaxantes, velas aromatizadas e tudo o mais que você tiver direito. 

 

Dica 6) Durma sem nenhum peso na consciência

 

Se puder, durma! Quem nunca teve a oportunidade de tirar aquela soneca à tarde e passou o cochilo inteiro acordando de meia em meia hora por medo ou peso na consciência por estar deixando de fazer alguma coisa? Pois é, isso é mais comum do que você imagina. O sono tem um poder incrível de recarregar as nossas energias e não deve ser colocado de lado. Relaxe, o mundo não vai acabar se você se desligar por algumas horinhas ou atrasar um afazer por alguns instantes. Você merece!

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