Emma Watson, Oprah Winfrey e mais: 5 palestras com mulheres inspiradoras para você assistir
Emma Watson, Oprah Winfrey e mais: 5 palestras com mulheres inspiradoras para você assistir
Taís Araújo na TEDx Talks: 'O outro é sim uma extensão da gente'
Diante de tantas opiniões contraditórias, que Taís Araújo é uma super mulher todos concordam! Nessa palestra do TEDx Talks, em São Paulo, a atriz aborda assuntos importantíssimos na sociedade que vivemos hoje: feminismo, racismo, diversidade, homofobia e muitos outros. O tema central era “Como criar crianças doces em um país tão ácido” e, para falar disso, ela compartilha de sua experiência como mãe de um menino e uma menina. “O meu filho é um menino negro e liberdade não é um direito que ele vai poder usufruir. No Brasil, a cor do meu filho é a cor que faz com que as pessoas mudem de calçada, escondam suas bolsas e blindem seus carros”, reflete ela.
Emma Watson na UN Women: 'Nenhum país no mundo pode dizer que já alcançou a igualdade de gênero'
Em uma época que o feminismo ainda não era tão difundido, Emma Watson, embaixadora da ONU Mulheres, clama por igualdade de gênero e pela participação de todos no movimento. “Quanto mais eu falava sobre feminismo, mais eu me dava conta de que lutar pelos direitos das mulheres muitas vezes se tornou sinônimo de repúdio aos homens. Isso tem que parar”, afirma ela. A atriz também fala da importância da participação masculina, já que homens também sofrem pressões de uma cultura machista. “Como nós podemos realizar a mudança no mundo quando apenas metade dele é convidado ou se sente à vontade de participar da conversa?”, questiona.
Oprah Winfrey no Globo de Ouro: 'Quero que todas as meninas que estão assistindo saibam que um novo dia está no horizonte!'
Neste ano, a apresentadora Oprah Winfrey foi a premiada na categoria Cevil B. de Mille nos Globo de Ouro. Em seu discurso de agradecimento, Oprah tira todos das cadeiras e recebe uma grande onda de aplauso com seu poder discursivo e com a força de suas experiências. Ela conta de quando, ainda garotinha, assistiu o Oscar de 1964, em que Sidney Poitier, um homem negro, recebe o prêmio. “Eu nunca tinha visto um homem negro sendo celebrado daquela forma. Eu já tentei muitas e muitas vezes explicar o que um momento como aquele significa para uma garotinha negra”, lembra. A apresentadora ainda fala de representatividade, abuso sexual e de mulheres importantes das quais nunca vamos saber os nomes.
Jout Jout na TEDx Talks: 'Como a gente lida com rejeição?'
Jout Jout é uma youtuber que empodera mulheres. “Eu pego um tema que as pessoas acham que só elas vivem e jogo no ventilador, cheio de purpurina e falo ‘Isso acontece com todo mundo’”, define ela. Um de seus vídeos mais famoso é “Não tira o batom vermelho”, em que ela fala sobre relacionamentos abusivos e alerta muitas meninas sobre essa situação. Nesta palestra, ela ainda aborda a nova geração de jovens e o impacto de seus vídeos, capazes de representar tantas pessoas.
Chimamanda Adichie na TED: 'Quando nós rejeitamos uma única história, nós reconquistamos um tipo de paraíso'
Escritora e nigeriana, Chimamanda Adichie conta nessa palestra o perigo de um único ponto de vista na compreensão de histórias. “Uma história única cria estereótipos e o problema com estereótipos não é que eles são falsos, mas são incompletos”, explica ela. Chimamanda compartilha de sua experiência como africana que mora nos Estados Unidos, tendo que desconstruir a ideia de que muitas pessoas têm em relação ao modo de vida na África.
PRODUTOS Relacionados



