5 hábitos prejudiciais que temos com a saúde íntima sem perceber
5 hábitos prejudiciais que temos com a saúde íntima sem perceber
Usar o chuveirinho para fazer a higiene íntima diária
Você sabe o que é ducha vaginal? É um hábito em que lavamos a região íntima com o chuveirinho, limpando também dentro do canal vaginal, por conta da alta pressão. Mas, apesar de muito prático, esse hábito é muito prejudicial à saúde íntima. “Duchas íntimas podem levar para dentro da vagina as bactérias que ficaram na entrada da vagina”, comenta ele. Ainda segundo o especialista, a ducha vaginal pode propiciar alterações na flora natural da vagina. “O equilíbrio da flora vaginal é importante para mantê-la livre de infecções como a candidíase e a vaginose bacteriana”, alerta. Por isso, mesmo depois de um longo dia, o melhor mesmo é cair no chuveiro e lavar apenas a vulva.
Usar calça jeans apertada
A calça jean é uma ótima pedida nos dias que você está sem criatividade para montar um look mais elaborado. Mas ter o costume de usá-la muitas vezes durante a semana pode ser também muito prejudicial. Além de abafar a região íntima, as calças jeans e também outras peças de roupa apertadas propiciam o acúmulo de suor por lá. Toda essa umidade é bastante convidativa para fungos e o mau cheiro. Por isso, lembre-se de usar roupas mais soltinhas e leves.
Ficar muito tempo com biquíni molhado
Se você lê bastante o Só Delas, já deve saber todos os malefícios que ficar muito tempo com um biquíni molhado pode trazer. Como já explicamos, a umidade é a melhor amiga de agentes causadores de doenças e problemas de saúde. “O biquíni úmido por muito tempo em contato com a região genital pode facilitar infecções por cândida e infecções urinárias pela facilidade de passagem de bactérias que se aproveitam do ambiente úmido”, completa. Por isso, ao voltar de um divertido dia na praia ou na piscina, lembre-se de lavar sua região íntima e colocar uma calcinha de algodão sequinha.
Prender o xixi por muito tempo
Deixar para ir ao banheiro quando estiver apertada é como ficar só mais 5 minutos na cama antes de levantar. Mas, ao contrário de um sono bem dormido, ficar muito tempo com essa vontade pode trazer malefícios. “O ato de urina é o principal mecanismo de defesa do corpo a infecções urinárias. Durante a micção, o jato de urina literalmente empurra as bactérias e sujeiras para fora do canal da uretra e o limpa”, explica o especialista. Ainda segundo ele, ficar mais de 4 horas sem fazer xixi pode aumentar a possibilidade de ter esse tipo de infecção. Para evitar esse quadro, não se esqueça de ir ao banheiro.
Esquecer de fazer xixi após as relações sexuais
O hábito de fazer xixi depois de ter relações sexuais é muito bom. O dr. Alexandre explicou que o ato sexual pode acabar trazendo bactérias para perto da região genital. O xixi tira qualquer desses microrganismos que possam ter entrado. “Urinar após a relação ajuda a lavar o canal da uretra. O ideal é urinar e tomar um bom banho depois”, recomenda ele. E aí, quais hábitos você vai começar a ter e quais já tinha?
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Alexandre Pupo Nogueira - ginecologista e obstetra membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein, é também mastologista e Membro Titular do Núcleo de Mastologia do Hospital Sírio Libanês
CRM-SP: 84.414



