5 filmes que falam sobre o movimento feminista
5 filmes que falam sobre o movimento feminista
1. 'As Sufragistas'
Atualmente, no Brasil e em muitas partes do mundo, as mulheres, assim como os homens, têm o direito ao voto. No início do século XX, a realidade era bem diferente. No filme “As Sufragistas” (2015) é possível conhecer mais sobre o movimento homônimo, marcado pela luta e mobilização de mulheres inglesas pelo direito ao voto, igualdade política e cidadania. Na história, mulheres operárias começam a se organizar em busca da reivindicação ao sufrágio feminino, ao mesmo tempo em que tentam se libertar das opressões cotidianas. A obra gira em torno de uma personagem principal fictícia, mas é cheia de referências reais, como a líder Emmeline Pankhurst, fundadora da União Social e Política das Mulheres, no Reino Unido. “As Sufragistas” é uma grande aula sobre a história do feminismo e a força de mulheres que não tiveram medo de correr atrás dos seus direitos e mudaram a história da humanidade para sempre.
2. 'Frida'
É impossível pensar em feminismo e não vir à mente a imagem da artista mexicana Frida Kahlo. Em uma vida marcada por um acidente trágico, que deixou sequelas físicas e emocionais por longos anos, Frida era uma mulher com forte atuação no movimento feminista na América Latina. No filme, Frida é interpretada pela atriz Salma Hayek e vai desde a adolescência até a morte da pintora. Passa por momentos marcantes como seu conturbado casamento com o renomado e mulherengo pintor Diego Rivera, a luta para sair das sombras do marido e os obstáculos que enfrentou para ter a sua arte e seu nome reconhecidos.
3. 'Ela Fica Linda Quando Está Com Raiva'
O documentário “Ela Fica Linda Quando Está Com Raiva” (2014) relembra a história do movimento feminista nos EUA de 1966 a 1971, conhecido como Segunda Onda do feminismo, e seus impactos até os dias de hoje. A narrativa traz as mulheres como protagonistas e na linha de frente de uma mobilização social que inspirou outros levantes ao redor do mundo e colocou em pauta os debates sobre direitos, liberdades e poder de escolha. O documentário também aborda o surgimento do feminismo negro, como uma vertente necessária para chamar atenção sobre a realidade da mulher negra e as suas opressões de gênero e racial. O título “Ela Fica Linda Quando Está Com Raiva” faz uma referência às críticas e ofensas às mulheres feministas, muitas vezes classificadas como escandalosas, raivosas e feias. O documentário é dirigido por Mary Dore e é uma ótima forma de entender melhor sobre liderança feminina. Não há nada mais bonito do que uma mulher que vai à luta pelo que acredita.
4. 'Libertem Angela Davis'
Angela Davis é uma professora, filósofa e feminista negra norte-americana que tem uma vida dedicada à luta pelos direitos humanos e civis nos EUA. Nos anos 1970 ela chegou a ser perseguida pelo FBI. Foi presa acusada de organizar uma tentativa de fuga e sequestro de três prisioneiros negros após defender reformas no sistema prisional americano e contra prisões injustas. Angela foi incluída na lista dos 10 maiores criminosos do país e condenada sem provas de que teria envolvimento no caso. O documentário é repleto de imagens de arquivo e traz Angela 35 anos depois, relembrando sua estadia na prisão e sua ligação com o feminismo. Aliás, até hoje Angela é um dos maiores ícones do feminismo negro no mundo e também foi marcante na luta pelos direitos civis da população negra nos anos 1960.
5. Estrelas Além do Tempo
“Estrelas Além do Tempo” conta a história de 3 mulheres praticamente desconhecidas, mas que foram fundamentais para a ida do primeiro americano ao espaço. O longa retrata a vida de três mulheres negras que trabalharam na Nasa na década de 1960, quando negros ainda sofriam segregação racial nos EUA. Mesmo sendo obrigadas a trabalharem à parte, Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) quebraram barreiras de gênero e racial ao realizarem os principais cálculos que colocaram os EUA na frente da corrida espacial com a União Soviética. O filme concorreu ao Oscar em 2017 em 3 categorias.
PRODUTOS Relacionados



