Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

5 filmes que falam sobre o movimento feminista

5 filmes que falam sobre o movimento feminista

O feminismo é o movimento que luta pela igualdade de gênero em todos os aspectos da sociedade. Há anos, mulheres no mundo todo vêm levantando essa bandeira, quebrando paradigmas e enfrentando todos os tipos de opressões para combater o machismo e provar que podem ser, fazer e estar onde quiserem. No cinema, o movimento feminista também vem ganhando cada vez mais espaço e inspirando muitas mulheres a se mobilizar. Veja 5 filmes que abordam a importância do feminismo para você aprender e se inspirar .

 

 

 

 

 

 

1. 'As Sufragistas' 

 

 

Atualmente, no Brasil e em muitas partes do mundo, as mulheres, assim como os homens, têm o direito ao voto.  No início do século XX, a realidade era bem diferente. No filme “As Sufragistas” (2015) é possível conhecer mais sobre o movimento homônimo, marcado pela luta e  mobilização de mulheres inglesas pelo direito ao voto, igualdade política e cidadania. Na história, mulheres operárias começam a se organizar em busca da reivindicação ao sufrágio feminino, ao mesmo tempo em que tentam se libertar das opressões cotidianas. A obra gira em torno de uma personagem principal fictícia, mas é cheia de referências reais, como a líder Emmeline Pankhurst, fundadora da União Social e Política das Mulheres, no Reino Unido. “As Sufragistas” é uma grande aula sobre a história do feminismo e a força de mulheres que não tiveram medo de correr atrás dos seus direitos e mudaram a história da humanidade para sempre. 

 

 

 

 

 

 

 

2. 'Frida'

 

 

É impossível pensar em feminismo e não vir à mente a imagem da artista mexicana Frida Kahlo. Em uma vida marcada por um acidente trágico, que deixou sequelas físicas e emocionais por longos anos, Frida era uma mulher com forte atuação no movimento feminista na América Latina. No filme, Frida é interpretada pela atriz Salma Hayek‎ e vai desde a adolescência até a morte da pintora. Passa por momentos marcantes como  seu conturbado casamento com o renomado e mulherengo pintor Diego Rivera, a luta para sair das sombras do marido e os obstáculos que enfrentou para ter a sua arte e seu nome reconhecidos. 

 

 

 

 

 

 

 

3. 'Ela Fica Linda Quando Está Com Raiva'

 

 

O documentário “Ela Fica Linda Quando Está Com Raiva” (2014) relembra a história do movimento feminista nos EUA  de 1966 a 1971, conhecido como Segunda Onda do feminismo, e seus impactos até os dias de hoje. A narrativa traz as mulheres como protagonistas e na linha de frente de uma mobilização social que inspirou outros levantes ao redor do mundo e colocou em pauta os debates sobre direitos, liberdades e poder de escolha. O documentário também aborda o surgimento do feminismo negro, como uma vertente necessária para chamar atenção sobre a realidade da mulher negra e as suas opressões de gênero e racial. O título “Ela Fica Linda Quando Está Com Raiva” faz uma referência às críticas e ofensas às mulheres feministas, muitas vezes classificadas como escandalosas, raivosas e feias. O documentário é dirigido por Mary Dore e é uma ótima forma de entender melhor sobre liderança feminina. Não há nada mais bonito do que uma mulher que vai à luta pelo que acredita. 

 

 

 

 

 

 

 

4. 'Libertem Angela Davis' 

 

 

Angela Davis é uma professora, filósofa e feminista negra  norte-americana que tem uma vida dedicada à luta pelos direitos humanos e civis nos EUA. Nos anos 1970 ela chegou a ser perseguida pelo FBI.  Foi presa acusada de organizar uma tentativa de fuga e sequestro de três prisioneiros negros após defender reformas no sistema prisional americano e contra prisões injustas. Angela foi incluída na lista dos 10 maiores criminosos do país e condenada sem provas de que teria envolvimento no caso. O documentário é repleto de imagens de arquivo e traz Angela 35 anos depois, relembrando sua estadia na prisão e sua ligação com o feminismo. Aliás, até hoje Angela é um dos maiores ícones do feminismo negro no mundo e também foi marcante na luta pelos direitos civis da população negra nos anos 1960. 

 

 

 

 

 

 

 

 

5. Estrelas Além do Tempo 

 

 

“Estrelas Além do Tempo” conta a história de 3 mulheres praticamente desconhecidas, mas que foram fundamentais para a ida do primeiro americano ao espaço. O longa retrata a vida de três mulheres negras que trabalharam na Nasa na década de 1960, quando negros ainda sofriam segregação racial nos EUA. Mesmo sendo obrigadas a trabalharem à parte, Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) quebraram barreiras de gênero e racial ao realizarem os principais cálculos que colocaram os EUA na frente da corrida espacial com a União Soviética. O filme concorreu ao Oscar em 2017 em 3 categorias. 

 

 

 

 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • VOCÊ SABIA?
    6 coisas que você precisa saber antes de viajar com seus amigos
    Fazer uma viagem acompanhada de amigos é uma das melhores coisas da vida! Se divertir, pa..
  • VOCÊ SABIA?
    4 coisas que passam pela sua cabeça antes de chegar ao primeiro encontro
    Por mais que a gente seja confiante, o primeiro encontro com o carinha interessante sempre..
  • VOCÊ SABIA?
    Vai passar o dia na praia? Veja o que levar na bolsa!
    No verão, tudo o que a gente mais quer é relaxar, se divertir e ficar com aquele bronzea..
  • VOCÊ SABIA?
    4 pensamentos que já passaram pela sua cabeça antes de uma viagem à praia
    Pode ser um fim de semana ou o mês inteiro, mas toda viagem nos traz algumas preocupaçõ..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
    O adesivo anticoncepcional ou patch anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal...
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
  • SE CUIDA!
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
    Embora boa parte das mulheres já saiba para que serve a pomada vaginal, ainda existem...
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
  • Menstruação
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
    A primeira menstruação (nome científico: menarca) marca o fim da puberdade e o início da...
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
  • SE CUIDA!
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
    A ultrassonografia transvaginal (ou ultrassom transvaginal) é um exame de imagem usado...
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
  • VER TODAS >