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5 dicas para fazer as pazes com a sua menstruação

5 dicas para fazer as pazes com a sua menstruação

A menstruação não precisa ser tratada como um bicho de sete cabeças! Muito pelo contrário. Esse momento do seu ciclo menstrual diz muito sobre você e, com a devida atenção, pode te ajudar a entender melhor todas as mudanças pelas quais o seu corpo passa ao longo do mês. Acredite: após fazer as pazes com a menstruação e tudo o que ela envolve, a relação com seu corpo pode mudar.

 

Para te inspirar no processo de autoconhecimento e conexão com o período menstrual, separamos 5 dicas que podem te ajudar bastante a desconstruir as associações negativas em torno da menstruação. Confira:

 

  1. Entenda o seu ciclo menstrual

 

Muita gente não sabe, mas o ciclo menstrual não se resume apenas à menstruação. O período menstrual faz parte da fase folicular, 1ª etapa do ciclo reprodutivo da mulher. Em seguida vêm a ovulação (quando o ovário libera um óvulo para ser fecundado) e depois a fase lútea, 3ª e última etapa do ciclo e quando acontece a TPM

 

Conhecer essas fases do ciclo já é meio caminho andado para entender as alterações que acontecem no seu corpo em cada uma delas. Todas têm suas próprias características e sintomas. Na ovulação (que sempre vem acompanhada do período fértil), a mulher tende a ficar mais disposta. Já na TPM, é normal se sentir irritada ou triste sem razão aparente. 

 

Identificando esses processos, será muito mais fácil prever e se preparar para a chegada da menstruação!

 

  1. Concilie a sua agenda com as fases do ciclo menstrual

 

Cada etapa do ciclo reprodutivo feminino provoca determinadas mudanças físicas e emocionais no corpo da mulher. Portanto, aproveite que a natureza te fez cíclica e use isso a seu favor!

 

Use a fase folicular (marcada pela menstruação e a preparação do óvulo) para se organizar e planejar seus compromissos. Se for possível agendar os eventos importantes para datas próximas ao período fértil e a ovulação (que costumam acontecer entre o 10º e o 16º dias do ciclo menstrual), pois, neste momento do mês, você estará muito mais disposta e cheia de energia. 

 

Já na TPM, tente descansar e recuperar as suas energias para o início do ciclo que está por vir (lembrando que o 1º dia do ciclo menstrual sempre será contado a partir do 1º dia da menstruação). 

  1. Escolha um absorvente que te faça se sentir segura e confortável

 

Um dos grandes problemas da menstruação é o medo de vazamentos e imprevistos desagradáveis. Por isso, evite preocupações desnecessárias e escolha um modelo de absorvente ideal para te deixar segura e confortável. 

 

O primeiro passo é adequar o item de higiene íntima à intensidade do seu fluxo menstrual. Mulheres com o fluxo leve a moderado podem investir no SEMPRE LIVRE® Adapt Plus, que absorve 5x mais em até 8 horas e está disponível nas versões com cobertura seca e suave. Já quem tem o fluxo intenso, deve preferir o SEMPRE LIVRE® Adapt Plus Noite e Dia, que também é encontrado nas versões suave e seca e ainda te deixa protegida por até 10 horas. 

 

  1. Faça exercícios antes e durante a menstruação

 

Pode fazer exercício menstruada, sim! A prática de exercícios físicos melhora a circulação sanguínea e libera endorfina (hormônio responsável pelas sensações de prazer e bem-estar), podendo, inclusive, amenizar os sintomas da menstruação, como cólica menstrual, retenção de líquidos, irritabilidade, entre outros. 

 

Portanto, fique sabendo que praticar atividades físicas na TPM ou durante a menstruação não só está permitido, como é recomendado!

 

  1. Capriche em uma alimentação balanceada

 

A gente sabe que durante a TPM a vontade de comer doces e carboidratos em geral aumenta. No entanto, se alimentar bem neste período do mês ajuda a melhorar os incômodos causados pelas oscilações hormonais. 


Alimentos ricos em gordura e sódio tendem a piorar os desconfortos, aumentando sintomas como a retenção de líquido, o inchaço e a cólica. O excesso de açúcar também pode agravar os incômodos do período menstrual, além de favorecer outros problemas na saúde íntima feminina.

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