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5 dicas para eliminar o inchaço e a retenção de líquido na menstruação

5 dicas para eliminar o inchaço e a retenção de líquido na menstruação

O período menstrual é uma fase do nosso ciclo em que as variações hormonais podem causar alterações no nosso corpo. Os sintomas variam de mulher para mulher, mas o inchaço corporal é um dos mais comuns, principalmente por causa da retenção de líquido que prejudica a circulação sanguínea. Regiões como barriga, pés, pernas, mamas e mãos são as que mais sofrem com o desconforto. Pensando nisso, nós reunimos 5 dicas de como diminuir e eliminar a sensação de inchaço no corpo e a retenção de líquido durante a menstruação.

 

Dica 1) Beber bastante água ajuda o corpo a eliminar toxinas e reduzir o inchaço

 

O inchaço pode apresentar diversos sintomas e ser causado por muitas razões. A mais comum é a retenção de líquido, provocada pelo excesso de água no corpo. Pode até parecer estranho, mas uma das formas de amenizar a retenção de líquido é justamente beber bastante água. O que acontece é que o líquido atua como um diurético natural e ajuda o corpo a eliminar toxinas, reduzindo o inchaço. 

 

Apesar de ser muito comum ouvir que o ideal é beber 2 litros de água por dia, cada pessoa tem uma quantidade certa de acordo com o seu peso. A conta a ser feita é o seu peso X 35. O resultado é a quantidade em mililitros que você deve ingerir em um dia. Ou seja, uma pessoas de 70 kg precisa ingerir 2.450 ml (70 x 35). Essa quantidade pode ser dividida com chás e sucos naturais e sem açúcar. 

 

. Bebidas gaseificadas, como refrigerante e água com gás artificial, ou com muita cafeína dilatam o estômago e agravam o inchaço, principalmente na barriga. 

 

Dica 2) Alimentos ricos em sódio e açúcar retém mais líquido e aumentam a sensação de inchaço

 

Durante a menstruação é importante ficar atenta à dieta, pois alguns alimentos podem causar ou até agravar o inchaço. Alimentos com muito sódio seguram mais líquido no corpo para que o organismo consiga digerir os seus nutrientes. Para isso, o ideal é reduzir a quantidade de sal nas refeições e evitar produtos embutidos, em conserva e com temperos artificiais. 

 

Já os alimentos ricos em açúcar exigem mais fermentação do intestino para facilitar a digestão. Como resultado, o corpo produz mais gases que levam ao inchaço. Batata doce, couves, brócolis, ovo e feijão, também são exemplos de alimentos que podem aumentar a flatulência, mas não precisam ser eliminados da dieta por completo, já que são ricos em nutrientes e auxiliam em uma alimentação mais saudável. Um dica é não exagerar nas quantidades e evitar colocar muitas combinações desses alimentos no prato. Caso for preparar feijão ou outras leguminosas em casa, a dica é deixar de molho por pelo menos 8 horas. Esses alimentos são ricos em fitatos, uma substância que prejudica a digestão. 

 

Veja também: Por que ficamos com muitos gases durante o período menstrual

 

Dica 3) Atividades físicas ajudam no fortalecimento do  sistema circulatório 

 

Fazer atividades físicas durante o período menstrual pode trazer muitos benefícios, entre eles a redução do inchaço. Exercícios físicos fazem o corpo eliminar água por meio da transpiração. Para retenção de líquido, isso é ótimo, pois além de reduzir o inchaço, também melhora a circulação do sangue,  uma das principais causas de dores nas pernas. 

 

Como durante a menstruação muitas mulheres não se sentem à vontade ou dispostas para uma rotina de exercícios mais intensa, o ideal é recorrer a atividades mais leves. Não existe um exercício certo ou errado. O ideal é não ficar parada e buscar uma atividade que dê prazer. Só de se movimentar, a circulação sanguínea melhora. 

 

Mas investir em atividades físicas não significa que ficar parada e descansar vai te deixar mais inchada. Na verdade, parar por um momento para descansar é essencial, principalmente se seu inchaço for nos membros inferiores, como pernas e pés. Uma dica, é deitar e colocar as pernas esticadas para cima entre 15 a 30 minutos. Essa atitude estimula a circulação do sangue, previne varizes e alivia a sensação de cansaço. Para quem passa o dia sentado ou pé, a dica é usar meias de média compressão, levantar e se movimentar sempre que puder. Caso perceba que o inchaço não melhora depois do período menstrual, o ideal é procurar orientação com um angiologista para diagnóstico e tratamento corretos. 

 

Dica 4) Frutas com alta concentração de água têm poder diurético e evitam formação de gases 

 

Frutas são alimentos ricos em nutrientes e algumas têm grande  poder diurético. Melancia, melão, abacaxi, laranja, tangerina e morango, hidratam o corpo, ajudam na digestão  e são ótimas para quem tem pressão alta. Frutas ricas em potássio, como a banana e maçã, também cumprem essa função muito bem pois aceleram o trânsito intestinal evitando a formação de gases. 

 

Dica 5) Iogurte ajuda a manter a flora intestinal mais saudável e a reduzir inchaço abdominal

 

A prisão de ventre também é uma das causas mais recorrentes de inchaço e desconforto durante a menstruação. Alimentos ricos em probióticos, como iogurtes, têm em sua composição lactobacilos, que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e tornam a flora intestinal mais saudável e regular. 

 

Todo o controle do nosso intestino é regulado pelas bactérias presentes nele, que chamamos de flora intestinal. Quando acontece um desequilíbrio desse sistema, o movimento intestinal fica alterado e o corpo responde com sintomas como diarréia, prisão de ventre, gases e dor. Por isso que durante a menstruação é comum que muitas mulheres apresentem um desses sintomas. Isso acontece principalmente por causa da liberação de prostaglandina, responsável pelas cólicas que também age nos movimento dos músculos do intestino e  do trânsito gastrintestinal. Movimentos mais lentos causam prisão de ventre e, consequentemente, o inchaço. Para que esse problema seja solucionado, alguns hábitos podem te ajudar a regular o funcionamento do intestino, como comer alimentos ricos em fibras, que soltam o intestino, e beber bastante água para melhorar o trânsito intestinal. 

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