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5 dicas para adaptar seu corpo ao horário de verão

5 dicas para adaptar seu corpo ao horário de verão

Queridinhos de uns e criticado por outros, o horário de verão está se aproximando. Na virada da noite de sábado, dia 14, para domingo, 15 de outubro, os relógios devem ser adiantados 1 hora nos estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Você é daqueles que sofrem com essa mudança? É normal se sentir cansado e ter problemas para dormir no começo. Pensando nisso, o Só Delas preparou 5 dicas para você adaptar o seu corpo a esse novo horário!

 

1) Descansar é preciso!

 

No dia em que o horário de verão entrar em vigor, é ideal evitar muitas atividades cansativas, pois seu corpo já vai ter uma tendência a ficar mais esgotado. Fazer atividades relaxantes é a melhor escolha nesse momento! Evite também sair e chegar muito tarde em casa enquanto seu corpo ainda não tiver acostumado com o horário novo.

 

2) Deixe seus horários organizados

 

Para não se enrolar com a mudança do relógio, o melhor é deixar sua rotina bem organizada. Procure acordar, fazer as refeições, se exercitar e dormir mais ou menos nos mesmos horários, pelo menos durante a primeira semana. Dessa forma, você ajuda o seu corpo a entender o novo ritmo, e ter mais facilidade para se acostumar. Além disso, com os horários regrados, é mais difícil que você se enrole com algum compromisso ou perca o horário para acordar!

 

3) Antecipe-se!

 

Em vez de esperar o horário de verão chegar para começar a adaptação, você pode ser ainda mais esperta e se adiantar a ele! Alguns dias antes da mudança entrar em vigor, comece a adiantar seus horários, buscando acordar e dormir 10 minutos mais cedo a cada dia. Pode parecer uma diferença boba, mas de 10 em 10 minutos, seu corpo vai se acostumando ao novo ritmo, e o impacto vai ser menor! Quando o novo horário chegar, você mal vai sentir.

 

4) Prefira refeições leves

 

A nossa alimentação é um dos fatores mais importantes quando falamos de disposição ou cansaço. Por isso, nos primeiros dias de adaptação, evite alimentos pesados, que exijam muito esforço para digestão, porque eles podem atrapalhar na hora do sono. Além disso, é importante não consumir cafeína próximo a hora de dormir, como refrigerantes, chá preto e principalmente café. Também é bom evitar doces ricos em açúcar à noite, como balas e chocolates,  já que eles podem dificultar a cair no sono. Outra ótima dica é beber muita água durante o dia! Se manter hidratado também ajuda a ter energia e diminuir o cansaço.

 

5) Prepare o seu quarto para uma boa noite de sono

 

Dormir mais cedo do que está acostumado pode ser bem complicado. No entanto, dormir mais tarde vai fazer com que a hora de acordar seja ainda mais difícil! Por isso, mesmo que você não consiga dormir na hora certa nos primeiros dias, tente deitar e se preparar para o sono. Arrume o quarto deixando-o bem escuro. Silencioso e com uma temperatura agradável. Esses fatores vão contribuir para que o sono chegue logo! Se você costuma acordar bem cedo, outro segredo é deixar a janela aberta, para que seu corpo sinta a luminosidade natural, e assim entenda que é hora de despertar!

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