5 dicas de o que fazer quando esquecer de tomar o anticoncepcional
5 dicas de o que fazer quando esquecer de tomar o anticoncepcional
PRODUTO Relacionado

Por isso, se você tem dificuldade de se lembrar de tomar a pílula todos os dias e no horário certo, o ideal é recorrer a um alarme ou considerar uma contracepção que não seja de uso diário, como os métodos contraceptivos de longa duração.
Confira 5 dicas sobre o que fazer quando esquecer de tomar a pílula anticoncepcional.
Dica 1) Tome o comprimido da pílula atrasado assim que lembrar
Pílulas combinadas de estrogênio e progesterona costumam oferecer um tempo de tolerância de até 12 horas de atraso, dependendo da dosagem hormonal do medicamento. Por isso, se você lembrou de tomar o anticoncepcional menos de 12 horas após o horário certo, o indicado é tomar a pílula imediatamente. Se você notou o esquecimento só no dia seguinte, espere até o horário correto para ingerir os dois comprimidos de uma só vez.
As minipílulas ou pílulas de progesterona são menos flexíveis a atrasos e precisam ser tomadas rigorosamente no mesmo horário todos os dias. A sua tolerância, geralmente, fica em torno de 3 horas, mas o ideal é tomar o comprimido o mais rápido possível.
Dica 2) Para garantir a contracepção, use camisinha até o início da próxima cartela de pílula
Mesmo que você tenha esquecido de tomar a pílula apenas um dia, o ideal é que você use camisinha até o início da próxima cartela. Além de aumentar a eficácia do método, a dupla proteção também previne a contaminação por ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como sífilis, gonorreia, clamídia e o vírus HIV.
Dica 3) Coloque um alarme no celular em um horário fácil de memorizar
O alarme é a melhor e mais simples forma de não esquecer de tomar a pílula. Basta colocar o seu celular para despertar no horário que você escolheu. Como o celular é um ítem que costuma estar sempre ao nosso alcance, são poucas as chances de você não escutar. Mesmo assim, como precaução, a dica é optar por um horário fácil de memorizar, como horas cheias ou que seja relacionado a momentos da sua rotina, como depois de uma refeição.
Dica 4) Procure tomar os medicamentos em horários que você não esteja ocupada
Procure estabelecer o momento de tomar o anticoncepcional em horários do dia em que você provavelmente não estará realizando outras atividades. Uma dica é tomar sempre na parte da manhã ou à noite, pois há mais chances de estar em casa. Assim, a cartela estará sempre ao seu alcance, já você não corre o risco de perder ou esquecê-la em casa, além de te deixar mais atenta ao despertador ou alarme. Escolher tomar a pílula no período do trabalho ou dos estudo aumenta as chances de esquecimento, pois você pode se distrair com mais facilidade.
Dica 5) Considere adotar um método contraceptivo de longa duração
Se você esquecer o anticoncepcional regularmente, considere um contraceptivo de longa duração. A maior vantagens desses métodos é que eles não são de uso diário, ou seja, a mulher fica livre do compromisso de precisar lembrar de tomar um comprimido todos os dias. Entre os anticoncepcionais de longa duração, podemos citar:
-
Adesivo anticoncepcional - trocado semanalmente;
-
Anel vaginal - precisa ser trocado a cada três semanas;
-
Injeção anticoncepcional - dependendo do tipo pode durar de um a três meses;
-
DIU - duração de 5 a 10 anos;
-
Implante anticoncepcional - tem duração de até 3 anos.
Converse com o seu médico sobre qual a melhor opção de contraceptivo de acordo com suas necessidades. Independente do tipo de anticoncepcional escolhido, a eficácia de qualquer método está relacionada com o uso correto e acompanhamento profissional.
PRODUTOS Relacionado




