Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

5 curiosidades sobre a TPM que você precisa saber

5 curiosidades sobre a TPM que você precisa saber

A Tensão pré-menstrual (TPM) é o conjunto de sintomas físicos e emocionais que começa cerca de 10 dias antes da chegada da menstruação. Ela é causada pela a queda nos níveis de estrogênio e o aumento da produção de progesterona, dois hormônios sexuais femininos que provocam diversos efeitos no corpo. Os sintomas mais conhecidos são cólica, aumento da retenção de líquido, inchaço, sensibilidade nas mamas, dor de cabeça, aumento dos quadros de ansiedade, estresse, irritabilidade. Reunimos 5 curiosidades sobre a TPM para você ficar por dentro do que acontece com seu corpo no período pré-menstrual.

 

 

1) Cerca de 85% das mulheres têm TPM. Outros 15% não sentem sintomas 

 

A TPM é uma velha conhecida das mulheres, mas não se manifesta igual para todas. Muitas relatam não ter os sintomas e lidam com os dias antes da menstruação sem nenhum alteração aparente. No entanto, elas são minoria e estima-se que cerca de 85% das mulheres no mundo em idade reprodutiva sintam pelo menos um dos sintomas da TPM. 

 

Outra curiosidade é que a Tensão Pré-Menstrual é hereditária, ou seja, se sua mãe teve sintomas mais intensos da síndrome, você têm maior probabilidade de desenvolvê-los também. Já as mulheres que lidam com cenário de grande estresse e pressão ou passaram por traumas durante os primeiros anos de vida, também têm maiores chances de apresentar os sintomas. Isso acontece porque os níveis de serotonina já são baixos e com a queda do estrogênio diminuem ainda mais.  

 

2) Alterações de humor na TPM são causadas pela queda da serotonina e endorfina

 

As mudanças repentinas de humor são uma das características mais marcantes da TPM. E a principal causa está na queda dos níveis estrogênio e a sua relação com com substâncias naturais ligadas ao prazer, como a endorfina e a serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que atua no humor das pessoas. Quando ela está em alta, nos sentimos mais alegres, felizes e bem-humoradas. Quando ela cai, ficamos mais desanimadas, irritadas, deprimidas e de mau humor. Já a endorfina é um hormônio que leva ao relaxamento físico e mental. Sua queda na TPM faz aumentar o estresse, e também pode influenciar nas dores no corpo e cólicas menstruais. 

 

O desejo mais intenso de comer carboidratos e doces durante a TPM também tem uma explicação: quando a serotonina está em baixa, o cérebro passa a enviar estímulos para encontrar uma maneira de compensar. Esses alimentos, por sua vez, são ricos em açúcar e em triptofano, substâncias que ao reagir no nosso organismo se transformam em serotonina. Por isso, dizemos que comer chocolate alivia os sintomas da TPM,  pois o corpo acaba encontrando outras formas de sentir prazer. 

 

3) Existem diferentes tipos de TPM, que podem variar de acordo com os sintomas e a intensidade

 

Os sintomas da TPM mais conhecidos são alterações de humor, retenção de líquido, inchaço, compulsão alimentar, dores nas mamas, de cabeça e cólicas. No entanto, estima-se que existem cerca de 150 efeitos no corpo e na mente que variam para cada mulher. 

 

A intensidade da TPM também podem variar de acordo com os sintomas. Em muitas, a síndrome surge de maneira mais leve e não compromete a qualidade de vida da mulher. Geralmente apresentam um cansaço um pouco maior, cólica moderada e um leve inchaço na barriga por conta da retenção de líquidos. 

 

Existe também um quadro de Tensão Pré-Menstrual mais grave e menos comum, conhecido como TDPM (Transtorno Disfórico Pré-Menstrual), em que a mulher sofre com sintomas severos que podem ser incapacitantes: alterações de humor exageradas e até pensamentos depressivos são os principais. É um distúrbio raro, mas a falta de informação dificulta o diagnóstico e algumas mulheres podem passar anos sofrendo em silêncio. Por isso, é importante ficar atenta aos sintomas e, principalmente, como eles se manifestam e impactam a rotina de cada pessoa. 

 

4) A duração da TPM pode variar entre 2 a 15 dias 

 

Não existe uma conta certa que diga com precisão quantos dias dura a TPM. Ela pode começar logo após o período fértil ou aparecer poucos dias antes da chegada do fluxo. A única certeza é que ela precisa ir embora com a chegada da menstruação, caso contrário, os sintomas não são mais considerados quadro de TPM. 

 

Outro fato interessante é que a duração também pode variar de acordo com o ciclo. Isso significa que, dependendo do mês, ela pode ser mais longa ou mais curta. O mesmo acontece com os sintomas e a sua intensidade, que são diretamente influenciados por fatores externos. Se em um mês a TPM acontece justamente em um período de maior estresse, a mulher tende a sofrer mais do que se ela estivesse vivenciando uma rotina mais tranquila, pois o ambiente também é um  potencializador de sintomas. 

 

5 ) A TPM tem um fim definitivo com a chegada da menopausa

 

A TPM pode acompanhar uma mulher por toda a sua vida reprodutiva, mas ela também tem seu momento de despedida. Ela termina naturalmente com a chegada da menopausa, pois os ovários deixam de produzir os hormônios estrogênio e progesterona e a mulher não menstrua mais. 

 

Contudo, nos últimos ciclos, os sintomas da TPM podem ficar mais intensos e durar mais tempo. Isso porque, no climatério (período de transição antes da menopausa) há mais oscilações hormonais, deixando as mulheres mais vulneráveis a alterações físicas e emocionais. Sendo assim, a TPM nos últimos anos da vida reprodutiva pode ser mais sintomática e pode ser um sinal de que a menopausa está prestes a chegar. 

 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • VOCÊ SABIA?
    6 coisas que você precisa saber antes de viajar com seus amigos
    Fazer uma viagem acompanhada de amigos é uma das melhores coisas da vida! Se divertir, pa..
  • VOCÊ SABIA?
    4 coisas que passam pela sua cabeça antes de chegar ao primeiro encontro
    Por mais que a gente seja confiante, o primeiro encontro com o carinha interessante sempre..
  • VOCÊ SABIA?
    Vai passar o dia na praia? Veja o que levar na bolsa!
    No verão, tudo o que a gente mais quer é relaxar, se divertir e ficar com aquele bronzea..
  • VOCÊ SABIA?
    4 pensamentos que já passaram pela sua cabeça antes de uma viagem à praia
    Pode ser um fim de semana ou o mês inteiro, mas toda viagem nos traz algumas preocupaçõ..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
    O adesivo anticoncepcional ou patch anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal...
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
  • SE CUIDA!
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
    Embora boa parte das mulheres já saiba para que serve a pomada vaginal, ainda existem...
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
  • Menstruação
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
    A primeira menstruação (nome científico: menarca) marca o fim da puberdade e o início da...
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
  • SE CUIDA!
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
    A ultrassonografia transvaginal (ou ultrassom transvaginal) é um exame de imagem usado...
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
  • VER TODAS >