5 curiosidades que acontecem quando estamos menstruadas
5 curiosidades que acontecem quando estamos menstruadas
A TPM pode influenciar no hálito da mulher
De acordo com a ginecologista Fernanda Mauro, as mudanças hormonais encontradas nesses períodos podem gerar mau hálito nas mulheres: “O estresse da TPM e as alterações na concentração de estrogênio do período menstrual diminuem a salivação e, dessa forma, podem aumentar a proliferação de bactérias. Por sua vez, essas bactérias produzem substâncias que geram a halitose”, explica. Fique atenta a isso na próxima menstruação para saber se acontece com você.
A menstruação afeta no funcionamento do intestino
As mudanças hormonais da menstruação também podem gerar alterações no funcionamento intestinal. “O aumento da prostaglandina, substância similar a um hormônio, aumenta a contratilidade uterina gerando cólicas e também estimula a peristalse intestinal. Dessa forma, muitas mulheres sofrem do “ intestino solto” na época da menstruação”, esclarece a médica.
Já o aumento dos gases, segundo a especialista, está mais presente no período pré-menstrual. “Isso ocorre pelo aumento da progesterona, hormônio que lentifica o intestino, e também da ingestão de carboidratos e gordura gerados pela TPM”, diz.
O sono fica mais instável
Percebeu uma certa insônia no período menstrual? Relaxa, isso também é comum e vai passar. “A instabilidade está relacionada com as cólicas menstruais, estresse, dores de cabeça e mudanças de humor que ocorrem no período menstrual e interrompem o sono”, atenta a médica. Por isso, tomar um chá relaxante, preparar um ambiente bem escurinho e silencioso pode ajudar a chamar o sono um pouco mais cedo e combater as noites mal dormidas.
A coordenação motora também é afetada no período menstrual
O período menstrual é marcado por intensa fadiga, além de retenção de líquidos. De acordo com a Dra. Fernanda Mauro, esses fatores podem afetar na coordenação deixando as mulheres mais “desastradas”. “Acredita-se que um pequeno edema cerebral pode acontecer, outra causa para esse quadro. Efeito normal e temporário que acontece nesse período da mulher”, diz.
É comum ter mais sensibilidade nos dentes
Por essa você não esperava. Mas as mudanças hormonais desse período também podem deixar seus dentes e gengiva mais sensíveis ao gelado ou guloseimas doces demais. De acordo com a médica, algumas alterações hormonais, como a queda do estrogênio, estão relacionadas com aumento de doenças gengivais, dores na região mandibular e aumento da sensibilidade dentária.
Dra. Fernanda Mauro, ginecologista e obstetra da Perinatal.
CRM: 52-995185



