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5 coisas que toda mulher na tpm precisa

5 coisas que toda mulher na tpm precisa

A mulher na TPM é marcada por uma série de alterações físicas e emocionais. As mais conhecidas são oscilações de humor, irritabilidade, aumento da retenção de líquidos, dor de cabeça, cólica e sensibilidade mamária. Por esse motivo, enfrentar essa fase do ciclo menstrual não costuma ser uma tarefa fácil, principalmente no que diz respeito às nossas emoções. Contudo, com algumas dicas simples é possível encontrar formas mais saudáveis de conviver com a tensão pré-menstrual e ainda melhorar a relação que temos com nós mesmas durante esse período.
 
Confira 5 coisas que toda mulher de TPM pode fazer para aliviar os sintomas  
 

 

1. Entender o que significa a TPM e tudo o que acontece no seu corpo durante a fase

 

A primeira coisa que as mulheres precisam ter durante a TPM é informação. As alterações que caracterizam a fase pré-menstrual têm uma origem fisiológica e ocorrem devido a queda do estrogênio. O hormônio, por sua vez, tem ligação com algumas substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer do organismo, entre elas a serotonina. Por isso, muitas  mulheres ficam mais emotivas, irritadas e indispostas durante a TPM, pois seus receptores que regulam o humor estão em baixa concentração. Isso explica porque parece tão difícil controlar certos sentimentos. 

 

Entender como a TPM funciona ajuda a quebrar os estigmas de que a fase deixa as  mulheres histéricas e descontroladas. Os sintomas que afetam seu estado emocional  fazem parte de um processo natural do organismo feminino. Quando passamos a compreender melhor o nosso corpo e suas funções, fica mais fácil de lidar com nós mesmas. 

 

 

2. Não se culpar por não conseguir suportar tudo

 

Para a maioria das mulheres, os efeitos psíquicos da TPM são inevitáveis. Sendo assim, não se sinta culpada pelos seus sentimentos. Independente da ação dos hormônios, todos temos momentos em que não estamos bem com nós mesmos. Em alguns dias vamos estar mais animadas, em outros mais introspectivas. Às vezes sentimos raiva ou irritação por coisas pequenas. Procure entender a origem dessas alterações e tente encontrar formas de aliviá-las pelo seu bem estar. Se tem uma dica de ouro que podemos dar é: evite ao máximo se colocar em situações de estresse. Lembre-se: você não é obrigada a aguentar tudo e pode abrir mão de certas coisas para se sentir melhor. 

 

 

3. Tentar distrair a mente com atividades físicas ou relaxantes

 

Já que não dá para fugir da TPM, que tal buscar atividades que ajudem a torná-la mais agradável? É possível estimular a produção de substâncias associadas ao prazer por meio de exercícios físicos devido a liberação de endorfina e serotonina. Juntas, as duas conseguem reduzir dores corporais e aumentam a sensação de bem-estar. Já a prática de ioga, pilates e meditação ajudam a diminuir a tensão, estresse e ansiedade. Assim, fica mais fácil controlar os picos de irritabilidade. 

 

Mas não são apenas exercícios físicos que melhoram os sintomas da TPM. Uma leitura, um filme, uma série, um jogo, comer uma comida gostosa.  Qualquer outra atividade que você goste pode te ajudar a se sentir mais satisfeita é bem vinda. 

 

 

4. Afaste pensamentos negativos sobre você mesma 

 

A mulher de TPM também sente sua autoestima afetada. Isso explica porque nessa fase nos sentimos mais inseguras com nós mesmas, principalmente com relação a aparência. Por isso, sempre que se sentir para baixo ou com pensamentos sabotadores, tente silenciá-los de alguma forma. Por exemplo, quando vier à tona algum defeito seu, pense em pelo menos duas qualidades. Quando lembrar de alguma falha, recorra às suas maiores conquistas. Busque ser mais positiva com você mesma. 

 

 

5. Estar perto de quem nos faz bem - mesmo que indiretamente

 

Estar perto de quem se gosta também ajuda a aliviar a TPM. O afeto é um dos melhores remédios para quem está mais sensível e com as emoções à flor da pele. Mesmo que não seja possível o contato físico e direto, uma ligação ou mensagem já são suficientes para manter por perto aquela pessoa que nos faz bem, seja um amigo, parceiro(a) ou alguém da família. Que passar um tempo conversando com alguém que te faz bem? Você pode aproveitar para desabafar sobre o que está enfrentando, dar boas gargalhadas, compartilhar histórias e melhorar o humor. 

 

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