5 coisas que ninguém te contou sobre sua primeira menstruação
5 coisas que ninguém te contou sobre sua primeira menstruação
1) Existe um universo de absorventes para escolher!
Pode falar, você não esperava que existisse uma infinidade de tipos de absorvente para comprar, né? Fino ou noturno, com abas ou sem, cobertura seca ou suave…
Mas logo, logo a gente aprende que é tudo bem simples e ficamos experts no assunto! ;)
2) A pele começa a mudar e você se depara com espinhas por todo lado!
A primeira espinha a gente nunca esquece! No início, a gente tenta esconder o rosto de toda forma com maquiagem, aprende todos os truques caseiros que “acabam” com as inflamações em dois minutos - só que não, né? Quando chegamos à adolescência, muitas transformações acontecem em nosso corpo ao mesmo tempo. Esse período é chamado de puberdade e é quando as variações hormonais começam a acontecer, desenvolvendo seios maiores e aparecendo pelos pelo corpo, mas a gente passa por isso de boa e logo entende que a prevenção é a melhor saída. Ou seja, começamos a usar um sabonete antiacne todos os dias e a cuidar da pele para evitar que as espinhas voltem. :D
3) A irregularidade dos ciclos menstruais é normal
Ser pega de surpresa por uma menstruação atrasada ou antes da hora é normal! Sua mãe ou irmã mais velha provavelmente já passaram por essa situação. Mas não quer dizer que vá ser assim para sempre, tá? Na adolescência é muito comum meninas sofrerem com o período menstrual irregular. Isso porque o ciclo ainda não tem ovulação o suficiente por conta da imaturidade do organismo, que, em geral, leva dois anos para regularizar.
De toda forma, caso você tenha atrasos constantes, procure seu ginecologista para cuidar do seu caso e tenha sempre um absorvente na bolsa!
4) A tão falada tensão pré-menstrual (TPM)
Uma sigla tão pequena, mas que significa tanto, né? Quando você poderia imaginar que é normal, uma vez por mês, ter uma vontade louca de comer (doces, principalmente), além de se irritar com facilidade e, do nada, começar a se sentir triste?
Mas não é motivo para desespero, tá? A partir do momento que você conhece o seu corpo e os sinais que ele dá, começa também a entender o que funciona ou não para você. Então fica na boa e se cuida!
5) Secreções vaginais são supernormais!
O corrimento era algo que você não sabia que podia rolar e ficou achando que tinha algo errado, né?
Para você entender, a vagina é um local úmido que produz secreção natural. Por isso, sempre vale a pena ficar de olho e consultar o ginecologista se você perceber algo diferente, beleza? Além disso, você pode usar um protetor diário de calcinha para evitar o contato da secreção com a sua pele.
Apesar de todo mundo lidar com esses momentos meio estranhos, uma hora a gente entende que tudo passa e ficamos experts no assunto, né? :)
PRODUTOS Relacionados



