5 clubes de leitura de obras escritas por mulheres para aprender sobre feminismo
5 clubes de leitura de obras escritas por mulheres para aprender sobre feminismo
PRODUTO Relacionado

1) Leia Mulheres
O Leia Mulheres é um coletivo que busca estimular a leitura e divulgação de autoras por todo o país em mais de 120 cidades. Os encontros acontecem em bibliotecas, bares, parques e centros culturais com leituras nacionais e internacionais. O clube também é um lugar para conhecer novas escritoras e trocar experiências e reflexões.
Acompanhe no Instagram: https://www.instagram.com/_leiamulheres/?hl=pt-br
2) Our Shared Shelf
A atriz Emma Watson é muito conhecida por ter interpretado a bruxinha Hermione Granger nos filmes da franquia Harry Potter e pelo seu ativismo pela igualdade de gênero. Assim como sua personagem, a embaixadora da ONU Mulheres, também é super estudiosa e por isso, resolveu fundar um clube de leitura virtual, o Our Shared Shelf, em que a atriz escolhe um título de leitura uma vez a cada dois meses para debater com outras pessoas e compartilhar as suas várias interpretações. Para saber quais são as leituras propostas, basta seguir o perfil oficial do clube no Instagram (oursharedshelf).
Acompanhe no Instagram: https://www.instagram.com/oursharedshelf/?hl=pt-br
3) Fala Frida - Florianópolis
O clube de leitura feminista do site Fala Frida debate leituras com foco em diversos assuntos do universo feminino como feminismo, maternidade, preconceito, machismo, lutas, opressões, padrões de beleza. As leituras incluem obras das autoras Chimamanda Ngozi Adichie, Angela Davis e Djamila Ribeiro. Os encontros são na cidade de Florianópolis, mas os livros escolhidos são divulgados no site oficial do coletivo com o objetivo de divulgar e influenciar outras leitoras. Inclusive, o site é aberto para qualquer pessoa que queira compartilhar suas histórias e experiências por meio das palavras.
4) Lesbos - São Paulo, Curitiba, Salvador
Com o objetivo de dar mais visibilidade a autoras lésbicas, o clube de leitura Lesbos se reúne uma vez por mês, nas cidades de São Paulo, Curitiba e Salvador, para discutir livros com a temática LGBT ou escrito por escritoras lésbicas ou bi. O clube traz literaturas clássicas de escritoras como Alice Walker, Virginia Woolf e a brasileira Cassandra Rios.
5) Clube de Leitura das Minas - Belo Horizonte
O Clube de Leitura das Minas se reúne mensalmente na cidade de Belo Horizonte (MG) para falar sobre literatura e discutir obras escritas apenas por mulheres. A iniciativa começou após as alunas do curso de Comunicação Social perceberem que a maioria dos livros e textos indicados pelos professores eram escritos por homens e que poucas mulheres eram usadas como referência acadêmica. Foi assim, que elas começaram a pesquisar sobre a produção feminina no meio acadêmico e dar mais visibilidade para suas obras. A ideia deu tão certo, que com o tempo, o grupo foi crescendo e hoje é aberto para qualquer pessoa que queira compartilhar o prazer da leitura de obras femininas.
PRODUTOS Relacionado




