Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

5 alimentos que ajudam a combater os sintomas da TPM

5 alimentos que ajudam a combater os sintomas da TPM

Que os sintomas da TPM podem ser bem chatos, isso muitas já sabem, mas você sabia que é possível ameniza-los com a alimentação? E isso não significa que você vai ter que mudar totalmente a sua dieta! Como a maioria das expressões do sistema reprodutor feminino, a TPM acontece por causas hormonais e, por isso, é possível fazer com que as características desse período fiquem mais leves se mantivermos alimentos específicos no nosso dia a dia, especialmente durante a TPM. Veja 5 alimentos que podem servir como verdadeiros combatentes ao sintomas da TPM!

 

1) Carnes magras

 

Principalmente, frango e peixe podem ajudar a aliviar os sintomas da TPM em dois sentidos. As carnes são ricas no complexo das vitaminas B, principalmente a B6. Além de diminuir as dores de cabeça, essas substâncias têm propriedades de controlar os efeitos de um hormônio chamado aldosterona, ajudando na redução do inchaço. Carnes magras, além disso, podem ajudar a diminuir a irritabilidade, ansiedade e insônia pela presença do zinco.

 

Os peixes, em específico, são ótimas carnes magras para o cardápio da TPM. Eles e o óleo de linhaça são ricos em ômega 3, uma gordura anti inflamatória. Salmão, arenque e atum são os preferidos nesse sentido por diminuírem o aparecimento de espinhas e celulites.

 

2) Cereais integrais

 

Chia, linhaça, trigo em grão, aveia, granola e arroz integral: você conhece esses alimentos? Assim como as carnes, todos esses alimentos têm fibra, vitamina B e zinco. As fibras são essenciais para a desintoxicação do organismo e estabilização da glicemia, reduzindo a vontade de beliscar comidas e lanchinhos durante o dia. Já o zinco diminui a irritabilidade e falta de sono. Procure colocar alguns desses cereais na sua dieta e que tal substituir o clássico arroz branco para o integral? O gosto é quase o mesmo ;)

 

3) Frutas e vegetais

 

Frutas e vegetais são alimentos indispensáveis de qualquer lista para uma alimentação mais balanceada e saudável. Ricos em fibra e vitamina B, esses alimentos irão proporcionar um grande alívio em vários dos sintomas da TPM. Os vegetais verdes escuros, como a couve e o espinafre, ajudam a liberar o intestino e controlam os níveis de açúcar no organismo. Já o abacaxi é cheio de magnésio controlando a saciedade, a vontade de comer doces e o aumento do apetite.

 

4) Leite e derivados

 

Leite e derivados do leite provocam uma sensação de bem estar no organismo. Acontece que eles são ricos em triptofano, um aminoácido que influencia a produção de serotonina, o hormônio do bem estar. Assim, esses alimentos podem melhorar o sono e trazer uma maior disposição. Mas, para não consumir alimentos muito calóricos, opte pelos leites desnatados e magros.

 

5) Iogurte

 

Quem não ama um iogurte logo pela manhã? Com diversas opções de sabores, os iogurtes são poderosos aliados ao alívio dos sintomas da TPM. Eles são alimentos probióticos, ou seja, têm microrganismos vivos que podem trazer muitos benefícios ao corpo. Durante esse período antes da menstruação, eles enriquecem a flora intestinal, melhorando o funcionamento do intestino e eliminando diversas toxinas do corpo. Para tirar um 10, que tal adicionar chia?

 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Assadura na virilha? Veja como prevenir e tratar o incômodo
    A assadura na virilha feminina pode coçar, arder, causar feridas na pele da região e...
    Assadura na virilha? Veja como prevenir e tratar o incômodo
  • SE CUIDA!
    A pílula do dia seguinte funciona no período fértil?
    A pílula do dia seguinte é um método de emergência que só deve ser utilizado em casos...
    A pílula do dia seguinte funciona no período fértil?
  • Menstruação
    Período fertil: sintomas emocionais podem estar associados à ovulação
    Você sabia que, assim como a TPM (Tensão Pré-Menstrual), o período fértil também provoca...
    Período fertil: sintomas emocionais podem estar associados à ovulação
  • SE CUIDA!
    O que pode causar escape menstrual?
    É normal ter escape menstrual em circunstâncias específicas, como quando a mulher é...
    O que pode causar escape menstrual?
  • VER TODAS >