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5 alimentos que ajudam a combater os sintomas da TPM

5 alimentos que ajudam a combater os sintomas da TPM

Que os sintomas da TPM podem ser bem chatos, isso muitas já sabem, mas você sabia que é possível ameniza-los com a alimentação? E isso não significa que você vai ter que mudar totalmente a sua dieta! Como a maioria das expressões do sistema reprodutor feminino, a TPM acontece por causas hormonais e, por isso, é possível fazer com que as características desse período fiquem mais leves se mantivermos alimentos específicos no nosso dia a dia, especialmente durante a TPM. Veja 5 alimentos que podem servir como verdadeiros combatentes ao sintomas da TPM!

 

1) Carnes magras

 

Principalmente, frango e peixe podem ajudar a aliviar os sintomas da TPM em dois sentidos. As carnes são ricas no complexo das vitaminas B, principalmente a B6. Além de diminuir as dores de cabeça, essas substâncias têm propriedades de controlar os efeitos de um hormônio chamado aldosterona, ajudando na redução do inchaço. Carnes magras, além disso, podem ajudar a diminuir a irritabilidade, ansiedade e insônia pela presença do zinco.

 

Os peixes, em específico, são ótimas carnes magras para o cardápio da TPM. Eles e o óleo de linhaça são ricos em ômega 3, uma gordura anti inflamatória. Salmão, arenque e atum são os preferidos nesse sentido por diminuírem o aparecimento de espinhas e celulites.

 

2) Cereais integrais

 

Chia, linhaça, trigo em grão, aveia, granola e arroz integral: você conhece esses alimentos? Assim como as carnes, todos esses alimentos têm fibra, vitamina B e zinco. As fibras são essenciais para a desintoxicação do organismo e estabilização da glicemia, reduzindo a vontade de beliscar comidas e lanchinhos durante o dia. Já o zinco diminui a irritabilidade e falta de sono. Procure colocar alguns desses cereais na sua dieta e que tal substituir o clássico arroz branco para o integral? O gosto é quase o mesmo ;)

 

3) Frutas e vegetais

 

Frutas e vegetais são alimentos indispensáveis de qualquer lista para uma alimentação mais balanceada e saudável. Ricos em fibra e vitamina B, esses alimentos irão proporcionar um grande alívio em vários dos sintomas da TPM. Os vegetais verdes escuros, como a couve e o espinafre, ajudam a liberar o intestino e controlam os níveis de açúcar no organismo. Já o abacaxi é cheio de magnésio controlando a saciedade, a vontade de comer doces e o aumento do apetite.

 

4) Leite e derivados

 

Leite e derivados do leite provocam uma sensação de bem estar no organismo. Acontece que eles são ricos em triptofano, um aminoácido que influencia a produção de serotonina, o hormônio do bem estar. Assim, esses alimentos podem melhorar o sono e trazer uma maior disposição. Mas, para não consumir alimentos muito calóricos, opte pelos leites desnatados e magros.

 

5) Iogurte

 

Quem não ama um iogurte logo pela manhã? Com diversas opções de sabores, os iogurtes são poderosos aliados ao alívio dos sintomas da TPM. Eles são alimentos probióticos, ou seja, têm microrganismos vivos que podem trazer muitos benefícios ao corpo. Durante esse período antes da menstruação, eles enriquecem a flora intestinal, melhorando o funcionamento do intestino e eliminando diversas toxinas do corpo. Para tirar um 10, que tal adicionar chia?

 

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