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4 mudanças de humor que a mulher sente durante o ciclo menstrual

4 mudanças de humor que a mulher sente durante o ciclo menstrual

Você já deve ter percebido que passa por mudanças de humor em cada fase do ciclo menstrual (fase folicular, ovulação e fase lútea). Mas pode ficar tranquila, isso quase sempre é normal e acontece com muitas mulheres! Afinal, o ciclo reprodutivo é regulado pelo sistema endócrino e, por isso, sofre influência direta das alterações hormonais do organismo, principalmente da progesterona e estrogênio, que oscilam bastante ao longo do mês.

 

Entender essas oscilações é importante para ter conexão com seu ciclo menstrual e aprender a identificar em qual fase do ciclo menstrual você se encontra e, consequentemente, se prevenir para a chegada da menstruação. Reconhecer a TPM, por exemplo, evita que você seja surpreendida pelo fluxo menstrual sem estar protegida por um absorvente.

 

Sendo assim, que tal aprender quais são as mudanças de humor características de cada etapa do mês? Confira!  

 

1) Na menstruação, é comum seu humor variar bastante 

 

A menstruação, que geralmente dura entre 3 a 7 dias, é conhecida como a primeira parte da fase folicular. Neste momento, os níveis de estrogênio estão baixos e, por isso, a mulher pode apresentar mudanças de humor como irritabilidade, tristeza, ansiedade e falta de concentração. É claro que esses sintomas de menstruação podem variar (tanto em tipo, quanto em intensidade) de acordo com cada mulher. Mas, no geral, essas são as alterações emocionais mais comuns do período menstrual. 

 

Conforme a menstruação vai chegando ao fim, estas sensações também tendem a diminuir e dar lugar a outros sentimentos mais agradáveis, como alegria e bem-estar. Ainda bem, né? 

 

2) Depois da menstruação, você deve se sentir mais disposta e animada 

 

Depois que o período menstrual termina, já na segunda parte da fase folicular, o corpo começa a preparar o óvulo que será liberado pelo ovário durante a ovulação. A testosterona (outro hormônio sexual importante) está em níveis ideais e a mulher passa a se sentir mais disposta, segura e animada, com a libido aumentando cada vez mais. Isso significa que o período fértil está prestes a chegar! Se a sua intenção não é engravidar, fique atenta aos cuidados contraceptivos. 

 

Veja também: 5 erros comuns para evitar na hora de colocar a camisinha

 

3) No período fértil, a libido está alta e a mulher se sente mais bonita e segura

 

Aproximadamente na metade do ciclo menstrual, por volta do 14ª dia em mulheres que têm o ciclo regular de 28 dias, você já está entrando no seu período mais fértil do mês e seu corpo começa a se preparar para ovular, portanto, ocorre um pico de estrogênio. 

 

Embora as oscilações de humor também possam variar, durante a ovulação e o período fértil, os altos níveis de estrogênio fazem com que algumas mulheres se sintam mais bonitas, com mais energia e desejo sexual. Como consequência desta libido elevada, as chances de a mulher praticar relação e, consequentemente, engravidar são significativamente maiores. 

 

Veja também: Você sabe a diferença entre ovulação e dias férteis? Te ajudamos a entender!

 

4) Fase lútea começa a TPM e os sintomas de indisposição e irritabilidade 

 

A fase lútea é a última etapa do ciclo antes da mulher menstruar, portanto, é quando acontece a TPM (Tensão Pré-Menstrual). Nesse momento, os ovários começam a produzir mais progesterona para preparar o endométrio (tecido que reveste as paredes internas do útero) para uma possível gravidez. Além disso, há também um aumento na produção de estrogênio. Com isso, chegam as mudanças de humor que quase toda mulher que menstrua conhece: irritabilidade, ansiedade, indisposição, tristeza, baixa libido, entre outros. 

 

A boa notícia é que, com a chegada da menstruação, estes sintomas tendem a diminuir ou desaparecer. Para algumas mulheres, eles ainda são sentidos durante a menstruação, mas pode acreditar, são passageiros! Logo tudo ficará bem. :) 

 

Uma boa sugestão para contornar esses sentimentos incômodos é praticar exercícios físicos para estimular a produção de serotonina (substância responsável pela sensação de prazer e bem-estar) e procurar fazer coisas que te fazem feliz, seja ver uma série, passear com as amigas ou dançar sozinha em casa. Vá fundo no que te faz bem! 

 

Veja também: Os melhores exercícios físicos para aliviar os sintomas da TPM

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