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4 fatores emocionais que podem afetar seu ciclo menstrual

4 fatores emocionais que podem afetar seu ciclo menstrual

O ciclo menstrual feminino é um processo natural que pode ser influenciado por mudanças emocionais como estresse, ansiedade e depressão. Isso acontece porque os hormônios responsáveis pelo ciclo reprodutivo são comandados pelos sistemas endócrino e nervoso central que, juntos, coordenam grande parte das funções do nosso organismo. Portanto, quando algo não vai bem emocionalmente, podem ocorrer alterações no desempenho de funções importantes do corpo.

 

Saiba quais são os fatores emocionais que podem afetar o ciclo menstrual e como lidar com estas alterações.

 

 

 

1. Estresse pode atrasar a ovulação e chegada da menstruação

 

 

O estresse eleva os níveis de cortisol no organismo, um hormônio responsável por controlar situações de grande tensão. Quando produzido em excesso, ele é capaz de afetar a produção dos hormônios reprodutivos femininos que regulam algumas etapas do ciclo menstrual, entre elas, a ovulação. Como efeito, o estresse pode atrasar a liberação do óvulo ou até mesmo provocar um quadro de anovulação, em que não ocorre ovulação durante o ciclo. Em alguns casos, pode também causar amenorreia, ou seja, ausência de menstruação. Devido a isso, em períodos muito estressantes, muitas mulheres lidam com o atraso menstrual. 

 

Para regular as funções do ciclo menstrual, procure adotar hábitos que proporcionem mais relaxamento para sua rotina e fique atenta a forma como você tem reagido à situações ao seu redor. Praticar exercícios físicos pode ajudar muito nessa mudança! Também vale a pena manter uma boa rotina de sono e, se possível, se desconectar por algumas horas do celular no fim do dia. O consumo excessivo de informação na internet também gera um estresse mental, que pode aumentar a ansiedade e nos deixar sobrecarregadas. 

 

 

Veja também: 5 canais e videos do youtube para começar a meditar e ficar mais zen

 

 


 

2. Ansiedade intensifica os sintomas da TPM e pode desregular ciclo menstrual 

 

 

A ansiedade em excesso pode afetar as funções hormonais reguladas pelo hipotálamo, como a liberação dos hormônios folículo-estimulante (FSH) e luteinizante (LH). O primeiro tem a função de estimular o amadurecimento do óvulo, enquanto o segundo é responsável pela ovulação e produção de progesterona, hormônio que influencia o crescimento do endométrio. Como consequência, o ciclo menstrual pode ficar desregulado, ocasionando atrasos. A menstruação atrasada, por sua vez, provoca ainda mais ansiedade, o que dificulta a descida do fluxo menstrual. 

 

Além disso, a ansiedade aumenta a intensidade dos sintomas da TPM, principalmente os de origem emocional, como a irritabilidade e sensibilidade. O problema também reforça a dor das cólicas, pois deixa a musculatura do útero mais tensa, ocasionando contrações uterinas mais fortes. 

 

Para quem sofre com sintomas de ansiedade, o ideal é procurar orientação psicológica e iniciar um tratamento adequado, que pode ser complementado com a prática de exercícios físicos, técnicas de respiração, meditação, yoga e regulação do sono para ajudar a controlar a ansiedade.

 

 

 

3. Depressão reduz a produção de estrogênio e prejudica o amadurecimento do óvulo 

 

 

A depressão é uma condição séria e que precisa ser olhada com cuidado e orientação de um psicólogo experiente. No ciclo menstrual, o problema pode afetar reduzindo a produção de estrogênio, hormônio diretamente ligado ao amadurecimento e liberação do óvulo. Esse descompasso hormonal pode ocasionar ciclos anovulatórios (sem ovulação) e, consequentemente, causar atraso ou ausência da menstruação. O quadro depressivo, em alguns casos, pode estar associado ao Transtorno Disfórico Pré-menstrual, um tipo de TPM severa que afeta especialmente o emocional da mulher. 

 

 

 

4. Ansiedade menstrual pode tornar a menstruação mais dolorida e difícil de lidar 

 

 

Você já escutou a expressão ansiedade menstrual? Ela corresponde a expectativa de ficar menstruada, ou seja, quando uma mulher pensa muito sobre quando sua menstruação irá chegar. Ela está associada à inseguranças com o período menstrual como medo de ser  pega desprevenida e possíveis vazamentos, cólicas, vergonha de alguém perceber, entre outros sentimentos. Toda essa tensão só torna a menstruação mais angustiante e difícil de lidar. 

 

O ideal é se preparar para o início do período menstrual de uma forma mais tranquila e menos ansiosa. Uma dica é montar todo mês um calendário menstrual para acompanhar o ciclo e ter uma estimativa de quando a sua menstruação chegará. A prática ajuda a te deixar mais prevenida e reduz a expectativa. Para isto, você pode utilizar um aplicativo de menstruação que, além de calcular a data da menstruação, também ajuda a compreender melhor os sinais do corpo em cada fase do ciclo, como a cólica menstrual na TPM e o aumento do muco vaginal no período ovulatório. 

 

Além disso, procure ter sempre alguns absorventes disponíveis na sua bolsa. O Absorvente SEMPRE LIVRE® Adapt Plus proporciona conforto, flexibilidade e discrição durante toda a menstruação. Seu formato anatômico proporciona um encaixe perfeito ao corpo e acompanhar seus movimentos sem sair do lugar, protegendo você de possíveis vazamentos. 

 

Dessa forma você vai perceber que menstruar não é um bicho de sete cabeças e que é possível de lidar com esse período de forma mais confortável. :) 

 

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