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4 dicas para lidar com a ansiedade durante a TPM

4 dicas para lidar com a ansiedade durante a TPM

A ansiedade é um sintoma muito comum da TPM Tipo A. Neste período ocorre uma queda na produção de estrogênio (hormônio que ajuda a reduzir o estresse) e o aumento da liberação de adrenalina e cortisol, dois hormônios que contribuem para o estresse aumentar, causando irritabilidade, insônia e tensão. Se esse é o seu caso, preparamos algumas dicas para lidar com essa oscilação de estados de espírito no período pré-menstrual.

 

Veja também: Diferentes tipos de TPM: conheça seus sintomas

 

Dica 1) Repense a alimentação da semana

 

Aproveite a semana de tpm para fazer pequenas mudanças na alimentação. Um cardápio ideal para diminuir a ansiedade deve contar com alimentos ricos em magnésio para melhorar a qualidade do sono e relaxar, triptofano para aumentar a produção de serotonina hormônio estimulante do prazer) e ômega 3 para melhorar a ansiedade e o funcionamento cerebral. Veja onde encontrá-los:

Ômega 3: pode ser encontrado no atum, salmão, castanhas, abacate, linhaça e sardinha.

 

Magnésio: pode ser encontrado na banana, iogurte, arroz integral, cereais integrais, beterraba, espinafre e aveia.


Triptofano: pode ser encontrado no frango, carnes, ovo, peixes, queijo, chocolate amargo, batata, couve-flor, ervilha e amêndoa. 

 

Dica 2) Faça exercícios físicos leves

 

Exercícios regulares como a yoga e o pilates são boas formas de reduzir a tensão muscular e o mau humor, além de melhorar o ritmo da respiração, o que ajuda a reduzir a ansiedade. Para quem curte atividades um pouco mais agitadas, a corrida leve é uma ótima opção para estimular a liberação de serotonina. 

 

Dica 3) Evite bebidas cafeinadas

 

Café, refrigerantes com cola, chá preto e bate são bebidas que possuem cafeína, um estimulante natural que pode aumentar a irritabilidade e a dificuldade para dormir. Por isso, dê preferência para sucos verdes, água de coco, chás relaxantes e água natural.  

 

Dica 4) Faça chás com ação calmante

 

Chás naturais e de preferência feito com ervas possuem propriedades relaxantes para o corpo. A combinação de valeriana com erva cidreira, por exemplo, é uma boa opção para quem tem tendência a um aumento da irritabilidade na tpm. Essa dupla vai ajudar também a melhorar a qualidade do sono, já que estimulam a produção de melatonina (hormônio do sono). Folha de maracujá com alfazema também pode ser um bom mix para reduzir a ansiedade e a compulsão por comer neste período. 

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