Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

4 dicas para aproveitar melhor cada fase do ciclo menstrual

4 dicas para aproveitar melhor cada fase do ciclo menstrual

Conhecer o seu ciclo menstrual é um ótimo exercício de autoconhecimento e autocuidado. As diversas fases do ciclo menstrual podem alterar o humor, a libido, causar hipersensibilidade, irritação e até mesmo influenciar na autoestima. Para lidar melhor consigo mesma e com o próprio corpo, é importante saber quais são as fases do ciclo menstrual e o que acontece em cada fase do ciclo menstrual. Pensando nisso, a equipe do Só Delas preparou algumas dicas para que você aproveite os benefícios das diferentes fases da menstruação.

 

Veja também: As diferentes fases do ciclo menstrual que você tem que lidar todo mês 


 

Ciclo menstrual: fases diferentes podem ter benefícios para você

 

Muito se fala sobre o ciclo da menstruação e da sua duração, mas você sabe como funciona o ciclo menstrual? Se você ainda não sabe como contar o ciclo menstrual, ele é dividido em três principais fases: o início do ciclo é marcado pelo primeiro dia da menstruação e é chamado de fase folicular do ciclo menstrual. Após o 14º dia é chegada a fase ovulatória, que caracteriza o período fértil da mulher e a última fase, chamada de lútea, que é aquela em que o óvulo fica esperando para ser fecundado. Se isso não acontece, a menstruação desce, voltando à fase folicular. 

 

Como saber em qual fase do ciclo menstrual estou? 

 

Quando a gente entende quais as fases do ciclo menstrual e qual a função de cada uma delas no organismo, fica mais fácil entender o que está acontecendo com o seu corpo. Por exemplo, sabemos qual é a fase folicular do ciclo menstrual, ou seja, começando com a nossa menstruação até a ovulação, podemos ficar mais sensíveis; na  fase proliferativa do ciclo menstrual, ou fase ovulatória, ficamos mais bem-dispostas e com a libido lá em cima; e na fase lútea, vem a temida TPM e todos os sintomas relacionados. Agora que você já conhece as fases, que tal entender como você pode aproveitar os benefícios (sim, benefícios!) de cada uma delas? 

 

Na fase folicular

 

  1. Faça um SPA caseiro de respeito

 

O início do ciclo menstrual mexe com os hormônios e em muitas mulheres, isso pode ficar notável na pele do rosto e nos cabelos. Algumas mulheres sentem a pele mais seca, outras ficam muito mais oleosas e tendem a ficar mais acneicas, mas isso varia muito, pois cada mulher tem um corpo diferente. A autoestima também tende a ficar mais afetada, já que é um período em que nos sentimos um pouco feias. Uma forma de aproveitar essa fase a seu favor é fazer uma skincare completa de acordo com o seu tipo de pele: use e abuse de sabonetes, cleansers e hidratantes e aproveite esse momento de autocuidado para se mimar também, cuidando dos cabelos e das unhas. SPA em casa completo!

 

Na fase ovulatória

 

  1. Curta uma noite romântica

 

A fase ovulatória é caracterizada pelo período fértil, muito esperado por quem quer engravidar, mas temido para quem tem medo de uma gestação indesejada. Porém, em todos os casos o corpo se prepara para fecundar e ter um bebê, o que pode significar que a sua libido vai estar lá em cima! Então, por que não aproveitar toda essa explosão de hormônios com uma noite romântica? Para as comprometidas, a dica é criar um clima, acender velas e preparar um jantar especial… Já quem está solteira, pode aproveitar esse momento para se mimar, pedir uma comida do seu restaurante favorito, e, quem sabe, usar aplicativos de paquera...  Com certeza seu corpo e disposição estarão ajudando esse momento a ser especial!

 

  1. Comece uma atividade física

 

Essa também é uma fase em que a sua disposição vai estar a todo o vapor! E por isso é a fase ideal para que você tire a roupa de academia do armário e finalmente comece uma atividade física nova. Se você não curte se exercitar dentro da academia, isso não é problema: dá para curtir essa fase dançando, fazendo exercícios aeróbicos ou caminhando pela rua. O importante é liberar essa energia acumulada!

 

Na fase lútea

 

  1. Experimente a meditação


Afinal, o que é a fase lútea do ciclo menstrual? Nada mais, nada menos do que o período em que seu útero está esperando para começar a descamar, o chamado período pré-menstrual. De todas as fases, essa é a mais difícil para muitas mulheres, já que a TPM pode causar sintomas gritantes e dolorosos e acabar influenciando bastante na saúde mental. Essa fase é muito propícia à meditação, já que pode ajudar muito a aliviar o estresse e a tensão característicos desse período.

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
    O adesivo anticoncepcional ou patch anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal...
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
  • SE CUIDA!
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
    Embora boa parte das mulheres já saiba para que serve a pomada vaginal, ainda existem...
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
  • Menstruação
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
    A primeira menstruação (nome científico: menarca) marca o fim da puberdade e o início da...
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
  • SE CUIDA!
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
    A ultrassonografia transvaginal (ou ultrassom transvaginal) é um exame de imagem usado...
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
  • VER TODAS >