4 atitudes que nos levam a fazer dívidas. Saiba como se livrar com dicas simples!
4 atitudes que nos levam a fazer dívidas. Saiba como se livrar com dicas simples!
PRODUTO Relacionado

Não planejar os gastos do mês
Quando passamos a ter um dinheirinho extra, seja ele um salário ou uma mesada, precisamos planejar os nossos gastos em cima de quanto ganhamos para não cometermos exageros. Você pode fazer uma tabelinha discriminando qual gastos no mês são fixos, por exemplo: parcela da faculdade ou uma conta de telefone. Depois, os gastos esporádicos, como um lanche na rua e uma ida ao shopping que se transformou numa blusinha. Tendo esse acompanhamento visual você consegue perceber com mais clareza até onde você pode ir e, assim, deixar o cartão de crédito em casa quando estiver no seu limite.
Ter fraco por promoções
Quem não ama passar por uma loja e ver frases com “desconto”, “off” e “promoção”. Não há mal nenhum em aproveitar algumas vantagens, mas o importante aqui é saber quando elas realmente são necessárias e não estamos excedendo os limites. Além de não ser um hábito saudável, se você não houver um bom planejamento do dinheiro há grandes chances de você se enrolar financeiramente. Além disso, quantas vezes não aproveitamos essas promoções por puro impulso e depois a peça fica encostada no armário sem nunca ter sido usada? Fique mais atenta e aprenda a identificar o que realmente você precisa comprar e o que pode ficar para a próxima.
Não ter dinheiro guardado para emergências
No momento em que planejamos os nossos gastos, precisamos separar uma certa quantia para futuras emergências. Sejam elas mais simples ou complicadas, é importante ter uma reserva de dinheiro para você não ser pega desprevenida independentemente da situação. Por isso, separe todos os meses um pouquinho de dinheiro e guarde-o no cofrinho ou em uma poupança para que possa rende.
Não se engane com as compras parceladas
Quem nunca se sentiu poderosa passando o cartão, né? Acontece que muita gente esquece que ele não substitui o dinheiro em si, apenas adia o dia do pagamento. É comum ficarmos atraídas pela facilidade no momento, contudo é preciso ter cuidado quando o assunto é comprar parcelado no cartão. Mesmo que o valor das parcelas seja baixo, de pouco em pouco nossa fatura vai aumentando e, quando menos percebemos, ela já está super alta. Vale lembrar ainda que é sempre importante saber até quantas parcelas dá para fazer sem juros, porque pode parecer tentador parcelar em 10 vezes, mas ao somar o que você pagou de juros no final, é dinheiro que dá para fazer outra compra. Assim não há cofrinho que aguente, né? :p
PRODUTOS Relacionado




