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3 dicas da Graciely Junqueira para aliviar os sintomas da TPM

3 dicas da Graciely Junqueira para aliviar os sintomas da TPM

Toda garota sabe que a TPM está longe de ser a melhor fase do ciclo menstrual. Lidar com todos os seus sintomas físicos e emocionais não é nada fácil. Para a atriz e embaixadora SEMPRE LIVRE® Graciely Junqueira, não é diferente. Mas você sabia que existem alguns hábitos que podem te ajudar a enfrentar melhor e até driblar os efeitos da Tensão Pré-Menstrual? Nós batemos um papo com a atriz e pegamos algumas dicas de como ela lida melhor com a TPM. Sim, se você faz parte do time das mulheres que sofre de TPM, incluir alguns hábitos na sua rotina podem te ajudar - e muito - a enfrentar esses dias com mais qualidade de vida.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por GRACIELY JUNQUEIRA (@gracielyjunqueiraoficial) em

 

Sintomas da TPM são causados por oscilações nas taxas de progesterona e estrogênio

 

Os sintomas da TPM costumam ser bem variados e cada mulher se sente de uma forma. Os mais comuns costumam ser alterações de humor, fadiga, ansiedade e retenção de líquido. A atriz e embaixadora SEMPRE LIVRE® Graciely Junqueira diz que os sintomas que mais a incomodam são as dores de cabeça, o estresse excessivo e, claro, as cólicas. Tudo isso acontece devido as às mudanças hormonais que caracterizam o ciclo menstrual. Na TPM, os níveis de progesterona aumentam bastante enquanto os de  estrogênio estão em queda. Essas oscilações afetam o sistema nervoso central e, como as células nervosas estão diretamentes ligadas a produção desses hormônios, os seus efeitos acabam refletindo no nosso corpo, comportamento e emoções. A progesterona, por exemplo, é uma das responsáveis pela retenção de líquido e o aumento das prostaglandinas, causando inchaço e dor. Já a queda do estrogênio provoca dores de cabeça e mudanças de humor. 

 

Veja também: Dor de cabeça na tpm é comum? Ginecologista responde!
 

Dica 1) Pratique exercícios físicos e fique perto de quem você gosta para aumentar a sensação de bem estar 

 

A TPM parece ser o momento ideal para ficar quietinha na sua. Mas colocar o corpo em movimento e ficar perto de quem se gosta pode te ajudar muito. Quem diz é a própria Graciely Junqueira: “Meus segredinhos para espantar o mau humor e a indisposição é não deixar de ir para academia e estar rodeada de pessoas que eu gosto”. E a atriz está coberta de razão. Exercícios físicos estimulam a produção de endorfina e serotonina, substâncias que nos dão a sensação de prazer e bem estar. Aliás, o estrogênio e a serotonina estão diretamente ligados e conforme um sobe, o outro sobe também. Por isso na TPM  ficamos mais desanimadas e tensas. Exercícios físicos trazem relaxamento tanto do corpo quanto da mente, ajudam a reduzir dores e até as cólicas.  

 

Mesmo com todos os sintomas, não esqueça de ficar perto de quem você mais gosta e encontrar maneiras de se divertir. Saia com suas amigas, vá ao cinema, assista sua série preferida. A TPM não precisa ser aqueles dias em que você fica apenas deitada na cama se entupindo de comida e chocolate. 

 

Dica 2) Se permita comer o que gosta durante a TPM

 

Se estamos falando de TPM, é impossível não pensar em alguma guloseima para aliviar os sintomas. Para Graciely Junqueira, os dias que antecedem a menstruação são a oportunidade de comer tudo o que tem direito “Eu como muitos doces e carboidratos. Confesso que não faço nada para equilibrar isso. Como são poucos dias, eu deixo, sabe? Vou comendo. (risos)”, diz a atriz. De fato, é difícil não cair na tentação de descontar na comida, principalmente no  tão amado chocolate. Mas pode ficar tranquila. Não há problema nenhum em comer um pedacinho. Aliás, o chocolate ainda consegue até mesmo aliviar alguns sintomas da TPM, isso porque ele é rico em triptofano, substância que no organismo se transforma em serotonina, melhorando o nosso humor. Sendo assim, não se sinta culpada em comer o que gosta durante esses dias. 

 

Comer o que gosta na TPM não significa abrir mão de uma alimentação mais balanceada dias antes do início de um novo ciclo. Inclusive porque alguns alimentos podem ajudar a aliviar sintomas como cólica e inchaço. Peixes e outros frutos do mar que são ricos em ômega 3 e ajudam a diminuir as dores dessa fase enquanto beber água diminui o inchaço e retenção de líquido. 

 

3) Compressa de água quente e chá com ação anti-inflamatória são bons para reduzir as dores da cólica

 

Basta nosso corpo começar a se preparar para a chegada da menstruação, que as cólicas começam a aparecer. Algumas meninas até sentem menos, ou só quando a menstruação chega, mas outras costumam sentir logo na TPM. A cólica, nada mais é, do que o útero se contraindo para expulsar o endométrio. Para aliviar as dores, Graciely Junqueira gosta de recorrer a um velho truque: se aquecer: “O que eu faço para melhorar minha cólica menstrual, além do remédio, é colocar roupinhas quentinhas que me ajudam”. Isso ocorre porque o corpo mais aquecido tem uma maior capacidade de vasodilatadora e relaxamento dos músculos. Por isso, muitas pessoas gostam de usar uma compressa de água quente na região pélvica para aliviar as dores, pois as altas temperaturas ajudam a diminuir os espasmos musculares, que causam o incômodo. Outra dica para reduzir as dores da cólica é apostar em chás de ervas naturais com ação anti-inflamatória e analgésica, como camomila, gengibre e calêndula.

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