Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

12 dúvidas sobre pílula anticoncepcional, respondidas por uma ginecologista

12 dúvidas sobre pílula anticoncepcional, respondidas por uma ginecologista

A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais populares entre as mulheres. Ainda assim, existem muitas perguntas a respeito do medicamento. O anticoncepcional causa trombose? Existe um horário ideal para ingerir a pílula? Perguntas como essas são bastante comuns e merecem uma atenção especial para fazer o uso correto da contracepção. Pensando nisso, o Só Delas selecionou 12 dúvidas sobre a pílula anticoncepcional que, provavelmente, já passaram pela sua cabeça. Contamos com a ajuda da ginecologista Bárbara Murayama para esclarecer. Confira!

 

Veja também: Como tomar anticoncepcional: um guia com tudo o que você precisa saber

 

1) Por que não pode fumar e tomar anticoncepcional?

 

Segundo a doutora Bárbara, as pílulas anticoncepcionais com estrogênio devem ser evitadas por mulheres que fumam. “O tabagismo aumenta o risco de trombose. O estrogênio, em menor escala, também”, afirma a profissional. A trombose é a formação de um coágulo sanguíneo (trombo) em alguma veia do corpo. A nicotina presente no cigarro prejudica o funcionamento dos vasos sanguíneos e, associada ao efeito pró-coagulante do estrogênio, facilita o aparecimento de trombos no organismo da mulher. 

 

Além disso, o estrogênio presente na pílula anticoncepcional ainda estimula o agrupamento de plaquetas, que são células diretamente envolvidas no processo de coagulação do sangue. Mulheres tabagistas que fazem uso de anticoncepcional hormonal estão mais suscetíveis ao desenvolvimento de trombose e também têm mais chances de ter uma embolia pulmonar, condição caracterizada pela criação de coágulos nas artérias pulmonares e bloqueio do fluxo sanguíneo aos pulmões. 

 

2) A pílula anticoncepcional engorda?

 

De acordo com a ginecologista, isso é mito. “Nos primeiros meses de adaptação, pode haver retenção de líquido”, portanto, a sensação de ganho de peso relatada por algumas adeptas do anticoncepcional é uma reação à retenção hídrica provocada pelos hormônios do medicamento. 

 

Algumas pílulas de progesterona (sem o hormônio estrogênio em sua composição) apresentam efeito antimineralocorticóide e podem ajudar a reduzir a retenção de líquidos e o inchaço. Sendo assim, vale conversar com o(a) seu(a) médico(a) sobre os diversos tipos de métodos contraceptivos existentes para então eleger o mais indicado para as suas necessidades e preferências. 

 

3) O anticoncepcional aumenta os seios?

 

O anticoncepcional pode provocar um inchaço do tecido mamário por conta da retenção de líquidos e, consequentemente, levar ao aumento das mamas, mas isso não quer dizer que o método contraceptivo faz os seios crescerem. O inchaço do tecido mamário ainda pode vir acompanhado de sensibilidade e dor nos seios. Se essa ou quaisquer outras alterações provocadas pelo anticoncepcional se tornarem um incômodo, informe o ocorrido ao(a) seu(a) ginecologista. 

 

4) O anticoncepcional aumenta as chances de câncer de mama?

 

De acordo com a ginecologista, fatores como obesidade, sedentarismo, tabagismo e história familiar são mais relevantes para o desenvolvimento de um quadro de câncer de mama do que o uso do anticoncepcional em si. “A formação do câncer de mama é multifatorial. Devemos considerar diversos fatores de risco, como: idade, fatores endócrinos, história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários”, explica.  

 

Veja também: Aprenda a técnica do autoexame de mamas com dicas de um ginecologista

 

5) A pílula anticoncepcional melhora a acne?

 

Segundo a médica, a pílula anticoncepcional combinada, que conta com os hormônios progesterona e estrogênio em sua composição, é a mais indicada para ajudar no tratamento da acne hormonal. Essas substâncias ajudam a regular os hormônios e, consequentemente, controlar a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas. Desta forma, é possível notar uma melhora no aspecto da pele e uma diminuição no aparecimento de espinhas e cravos. Lembrando que o uso do anticoncepcional no tratamento da acne deve ser feito sob a prescrição de um(a) profissional. 

 

Veja também: Parar de tomar pílula anticoncepcional pode trazer as espinhas de volta?

 

6) O anticoncepcional causa trombose? 

 

A trombose acontece quando há a formação de um coágulo sanguíneo em alguma veia do corpo, que, muitas vezes, está localizada nas pernas. Este coágulo, também conhecido como “trombo”, dificulta a chegada de sangue até o coração e pode gerar sérios problemas de circulação sanguínea. De acordo com a doutora Bárbara, o estrogênio contido nas pílulas combinadas aumenta ligeiramente o risco de trombose

 

Este hormônio acelera o processo de coagulação do organismo e, como resultado, favorece o desenvolvimento da trombose. No entanto, é preciso esclarecer que o risco de trombose associado ao anticoncepcional é consideravelmente maior quando somado a outros fatores como a presença de varizes pélvicas e o hábito de fumar.

 

7) Tomar o anticoncepcional em horas diferentes pode engravidar?

 

O intervalo de tempo indicado entre a ingestão de uma pílula e outra varia de acordo com o tipo de anticoncepcional. A proposta da pílula anticoncepcional é promover uma ação hormonal semelhante à produção natural de hormônios da mulher. Para que este efeito não seja comprometido, é preciso respeitar as orientações do fabricante. Segundo a ginecologista, o maior perigo de tomar a pílula em horários alternados é perder o hábito e esquecer de ingerir o comprimido por um ou mais dias, o que pode comprometer a eficácia do método contraceptivo. 

 

8) É possível engravidar tomando anticoncepcional?

 

A mulher pode engravidar tomando anticoncepcional se ele não for administrado corretamente. Quando usado da forma correta, a ginecologista explica que o risco de falhar é baixo. Por isso, é preciso ter atenção às recomendações médicas e do fabricante do remédio anticoncepcional, além de respeitar os horários e o tempo de pausa, caso seja recomendado.  

 

9) Depois de quanto tempo o anticoncepcional faz efeito?

 

O tempo que leva para o anticoncepcional fazer efeito pode variar para cada tipo de pílula. No caso da pílula anticoncepcional combinada, na teoria, o método contraceptivo começa a fazer efeito a partir da primeira cartela. Por isso, é aconselhável esperar, pelo menos, um ciclo menstrual inteiro até praticar relações sexuais sem proteção com seu parceiro fixo. “Para não termos dúvida, o melhor é retirar o outro método (camisinha) apenas após o início da segunda cartela. Isso se aplica a qualquer pílula, é mais didático e ajuda a evitar falhas”, orienta a ginecologista. 

 

10) O anticoncepcional regula a menstruação?

 

Sim, os hormônios fornecidos artificialmente pelo anticoncepcional costumam agir como um regulador do ciclo menstrual:  as fases, que antes eram controladas pela produção hormonal natural da mulher, passam então a ser comandadas pelo método contraceptivo. 

 

No entanto, é importante entender que o sangramento que acontece no intervalo do anticoncepcional não representa, de fato, a menstruação da mulher. Na verdade, este episódio é descrito como um sangramento de privação hormonal, ou seja, é uma reação do organismo feminino à falta dos hormônios artificiais oferecidos pela pílula. Por essa razão, o sangramento é esperado sempre na mesma data. 

 

Tendo isso em mente, fica mais fácil compreender como e porquê a mulher que toma anticoncepcional tende a “menstruar” mais regularmente. 

 

11) Qual o melhor horário pra tomar anticoncepcional?

 

Não existe um horário mais indicado para tomar a pílula anticoncepcional. Algumas mulheres podem apresentar refluxo quando o comprimido é ingerido no período da noite, porém, esta e outras reações variam muito de cada organismo. O ideal é escolher um horário que seja facilmente recordado, como após as refeições ou próximo a outra atividade rotineira. Apostar no despertador ou no lembrete do celular são bons recursos para manter o controle da pílula. 

 

12) Antibiótico corta o efeito do anticoncepcional?

 

Sim, alguns antibióticos realmente podem interferir na eficácia da pílula anticoncepcional. Isso porque o medicamento pode alterar a flora intestinal e, por consequência, prejudicar a absorção dos hormônios presentes na composição da pílula. Com a absorção comprometida, a proteção do medicamento também pode ser influenciada. Se o de remédios antibióticos for necessário, a camisinha é recomendada como método contraceptivo complementar.

 

Antibióticos em forma de creme ou pomada vaginal, por sua vez, não provocam este efeito sobre a eficácia do anticoncepcional.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:

Dra. Bárbara Murayama - Ginecologista 

CRM: 112527

SL_Arroba_turbante_Semprejunta

Symantic Display

  • SE CUIDA!
    SE CUIDA!
    10 dúvidas sobre endometriose respondidas por uma ginecologista
    10 dúvidas sobre endometriose respondidas por uma ginecologista
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • SE CUIDA!
    SE CUIDA!
    5 dúvidas comuns sobre DIU hormonal respondidas por um ginecologista!
    5 dúvidas comuns sobre DIU hormonal respondidas por um ginecologista!
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • SE CUIDA!
    SE CUIDA!
    6 dúvidas sobre sexo respondidas por um ginecologista!
    6 dúvidas sobre sexo respondidas por um ginecologista!
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • SE CUIDA!
    SE CUIDA!
    As principais dúvidas sobre camisinha respondidas por um ginecologista!
    As principais dúvidas sobre camisinha respondidas por um ginecologista!
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • Menstruação
    Menstruação
    O que é menarca: 9 curiosidade respondidas por um ginecologista sobre a primeira menstruação
    O que é menarca: 9 curiosidade respondidas por um ginecologista sobre a primeira menstruação
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • SE CUIDA!
    SE CUIDA!
    Por que algumas meninas menstruam muito cedo? Conversamos com um ginecologista sobre o assunto!
    Por que algumas meninas menstruam muito cedo? Conversamos com um ginecologista sobre o assunto!
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • SE CUIDA!
    SE CUIDA!
    Injeção anticoncepcional: 9 dúvidas respondidas por um ginecologista
    Injeção anticoncepcional: 9 dúvidas respondidas por um ginecologista
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • SE CUIDA!
    SE CUIDA!
    Pílula do dia seguinte deve ser recomendada por uma ginecologista?
    Pílula do dia seguinte deve ser recomendada por uma ginecologista?
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • SE CUIDA!
    SE CUIDA!
    Um guia completo sobre pílula anticoncepcional. Tire todas as suas dúvidas
    Um guia completo sobre pílula anticoncepcional. Tire todas as suas dúvidas
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • SE CUIDA!
    SE CUIDA!
    DIU de cobre engorda? Ginecologista esclarece dúvidas sobre o método contraceptivo
    DIU de cobre engorda? Ginecologista esclarece dúvidas sobre o método contraceptivo
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Menstruação
    5 posições que podem ajudar a aliviar cólica menstrual
    A cólica menstrual é uma consequência das contrações que o útero faz para expelir a...
    5 posições que podem ajudar a aliviar cólica menstrual
  • Menstruação
    Menstruação com cheiro forte é normal?
    A menstruação com cheiro forte é sempre um sinal de alerta. Normalmente, ela está...
    Menstruação com cheiro forte é normal?
  • Menstruação
    Infográfico mostra como acontece a menstruação
    O período menstrual é um processo conhecido por todas as mulheres em idade fértil, ou...
    Infográfico mostra como acontece a menstruação
  • Menstruação
    Menstruação irregular tomando anticoncepcional: o que pode ser?
    A pílula anticoncepcional interrompe a produção hormonal natural da mulher e passa a...
    Menstruação irregular tomando anticoncepcional: o que pode ser?
  • VER TODAS >