10 sintomas de infecção urinária para ficar atenta e procurar um médico
10 sintomas de infecção urinária para ficar atenta e procurar um médico
Veja também: Infecção urinária: o que é e quais são as principais causas
Os sintomas de infecção urinária mais comuns são ardência ao urinar, muita vontade de urinar (mesmo sem ter urina para expelir) e a presença de urina com cheiro forte e amarela escura. O quadro varia de acordo com o tipo de infecção urinária em questão, já que o processo inflamatório pode atingir diferentes partes do trato urinário, como os rins, a bexiga, os ureteres e a uretra.
A seguir, veja quais são os principais sintomas de infecção urinária:
-
Dor ao urinar;
-
Vontade frequente de fazer xixi;
-
Urinar pouco;
-
Urina com odor forte;
-
Urina escura;
-
Sangue na urina;
-
Dores locais (na bexiga, na parte inferior do abdômen, na pélvis ou na região genital);
-
Dor durante a relação sexual;
-
Incontinência urinária;
-
Ardência ao urinar após relação sexual;
Esses sintomas podem aparecer juntos ou isolados e variar em grau de intensidade, dependendo do tipo de infecção urinária.
Causas da infecção urinária
A infecção urinária é decorrente da entrada de bactérias intestinais através da uretra. Essas bactérias se proliferam no sistema urinário e dão origem à infecção. Nas mulheres, a pouca distância entre a uretra e o ânus é um dos fatores que facilitam a condição, assim como a menopausa (que é caracterizada por uma baixa nos níveis de estrogênio, um dos hormônios responsáveis por proteger o trato urinário). Porém, essas não são as únicas causas associada à infecção urinária. Pessoas com diabetes também estão mais sujeitas a desenvolver o problema devido às altas taxas de açúcar no organismo.
Aprática de relação sexual (principalmente sem o uso de preservativo) e a higiene íntima incorreta são hábitos que favorecem a entrada de bactérias intestinais no trato urinário e, consequentemente, podem levar à infecção. Nos homens acima dos 50 anos de idade, o crescimento da próstata e a consequente retenção de urina na bexiga também são fatores que podem provocar o transtorno.
Tipos de infecção urinária e como tratar
Cistite: é o tipo mais comum e ocorre quando a infecção atinge a bexiga ou o trato urinário inferior. Nestes casos, os sintomas mais comuns são pouca urina, desconforto na bexiga e ardência ao urinar. A cistite pode se curar sozinha ou ser tratada com antibióticos;
Uretrite: é a infecção urinária que acontece no canal da uretra. A uretrite pode ser causada por infecção bacteriana ou viral (associada a Infecções Sexualmente Transmissíveis). Os sintomas podem incluir dor para urinar, micção frequente, dor na região pélvica e, às vezes, corrimento vaginal. Geralmente, o tratamento é feito por meio de antibióticos;
Pielonefrite: ocorre quando a infecção atinge os rins. A pielonefrite é mais grave e deve ser tratada o quanto antes, pois pode comprometer o funcionamento dos rins ou se espalhar pela corrente sanguínea, levando o(a) paciente a óbito. O tratamento é feito com medicamentos antibióticos e, dependendo do caso, pode ser necessária a hospitalização. Seus sintomas típicos são dor nas costas ou na barriga, febre, náuseas e vômitos. Também pode ocorrer perda de apetite e urina com sangue;
Infecção nos ureteres: o quadro infeccioso acontece nos ureteres, que são os canais que transportam a urina dos rins até a bexiga. Essa infecção é mais comum nos homens e tende a causar dor pélvica e dor no abdômen. É tratada com antibióticos e, em casos graves, também pode exigir internação hospitalar.
PRODUTOS Relacionados



