Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

10 mitos sobre menstruação que você deve deixar para trás

10 mitos sobre menstruação que você deve deixar para trás

Você pode nem perceber, mas às vezes reproduzimos mitos e informações não tão informadas assim sobre a menstruação. O período menstrual acontece com todas as mulheres e praticamente todas passam pelas mesmas fases. Mas, ainda assim, muitas podem acabar repassando informações incorretas sobre os dias de sangramento. E muito disso também se dá por conta da menstruação ainda ser um tabu. Só que quanto mais informação tivermos, melhor pode entender esse momento do ciclo menstrual. Então, para deixar para trás de vez esses mitos, acompanhe com a gente os 11 mais comuns:

 

1) TPM é frescura? Mito!

 

TPM, sigla para tensão pré-menstrual, é um momento que acontece um pouco antes dos dias de sangramento. Para que a menstruação aconteça, é preciso de uma queda nos níveis hormonais da mulher. Algumas vezes, no entanto, essa mudança pode ser tão brusca que todo o organismo sente os efeitos. Por isso, não estranhe se você estiver se sentindo mais indisposta, com alterações de humor e com compulsão por doces ou carboidratos. São apenas sinais de que o período menstrual está chegando.

 

2) A mulher engorda quando está menstruada? Mito!

 

Menstruação e aumento de peso não estão relacionados. O que pode acontecer é uma retenção de líquidos devido ao aumento da progesterona que acontece no período pré-menstrual. Os dias que antecedem o sangramento são marcados por pequenas mudanças e o inchaço é uma delas. Dessa forma, nos dias menstruais, pode ser que a balança marque alguns quilos a mais que o normal. Mas, assim que o período menstrual terminar, tudo volta ao normal.

 

3) Acne e menstruação não estão relacionadas? Mito!

 

Ainda por conta das flutuações hormonais do estrogênio e a da progesterona, há um maior estímulo na produção das glândulas sebáceas. O rosto, portanto, costuma ficar com muito mais oleosidade durante os dias da menstruação. Isso faz com que os poros fiquem obstruídos, favorecendo o aparecimento de cravos e acnes. Para evitar esse quadro, não esqueça de manter uma boa rotina de cuidados com a sua pele, incluindo a higienização diariamente com sabonete adequado para o seu tipo de pele, esfoliação e, principalmente, hidratação antes de dormir.

 

4) Devemos evitar a academia durante o período menstrual? Mito!

 

A única relação entre atividades físicas e menstruação é que elas podem se ajudar! Isso mesmo, falar que devemos evitar ir à academia ou praticar exercícios é um grande mito. Colocar o corpo em movimento é muito bem vindo durante esses dias porque pode proporcionar um alívio dos sintomas da TPM e também da cólica. 30 minutos de exercícios já são o suficiente para que o organismo aumente a produção da serotonina e endorfina, os hormônios conhecidos por aumentarem a sensação de prazer e bem-estar. Por isso, não deixe de seguir com a sua rotina fit por conta do período menstrual.  

 

5) A menina para de crescer quando menstrua pela primeira vez? Mito!

 

A primeira menstruação marca um período em que o aparelho reprodutor feminino está se desenvolvendo. Por isso, uma dúvida muito comum quanto a isso é se a menina para de crescer depois que menstrua. No entanto, o que influencia no crescimento é a puberdade, que acontece um pouco antes da menarca. É nesse período que ocorre o rápido crescimento (estirão) da adolescente, de modo que ela cresça entre 5 e 7 centímetros nos anos seguintes.

 

6) A menstruação diminui a libido? Mito!

 

A libido é caracterizada pelo desejo sexual. E, sim, essa vontade pode aumentar ou diminuir durante o ciclo menstrual. A menstruação, porém, não diminui a libido, muito pelo contrário. Quando chegam os dias de sangramento, os hormônios progesterona e estrogênio diminuem bastante. A testosterona, por outro lado, se mantém elevada e provoca uma melhora da disposição sexual.

 

7) Sangue da menstruação é sujo? Mito!

 

Algumas pessoas têm a falsa impressão de que o sangramento decorrente da menstruação não é higiênico, ou “sujo”, já que o corpo o está eliminando. Mas, de acordo com os ginecologistas, isso não passa de um mito. O sangue menstrual nada mais é do que o sangue normal do nosso corpo somado aos restos descamados do endométrio. Essa última camada tem a função de revestir o útero e, por isso, não pode ser considerada suja ou anti higiênica, mas sim natural ao organismo.

 

8) Menstruação não desce na água? Mito!

 

Muitas mulheres têm a impressão de que, dentro d’água, a menstruação fica contida na vagina e não desce na praia ou na piscina. Mas não é bem por aí. O que pode acontecer, segundo os profissionais, é uma contração dos vasos sanguíneos do útero por conta da temperatura fria da água, o que acaba reduzindo o fluxo menstrual. O sangramento, portanto, não cessou. Mas isso não é um impedimento para passar uma tarde se divertindo com os seus amigos no mar. Coloque um absorvente interno que você está pronta para aproveitar a tarde de sol.

 

9) A menstruação impede o contágio de DSTs? Mito!

 

Mito! A menstruação pode facilitar o contágio de DSTs se o preservativo não for usado durante a relação. Boa parte das doenças sexualmente transmissíveis podem ser passadas por meio de qualquer contato sexual, vaginal, oral ou anal. Quando a mulher está menstruada, portanto, a disseminação é ainda facilitada por conta da presença do sangue. Para evitar esses problemas, que algumas vezes não têm cura, não deixe de usar camisinha, pois é a única forma de prevenir DSTs que ainda não possuem vacinação.

 

10) É possível engravidar durante a menstruação? Mito!

 

As peças essenciais para o início da gravidez são o óvulo e o endométrio. Durante a menstruação, no entanto, é quando ambos esses elementos estão sendo eliminados pelo corpo. Assim, quando o espermatozóide do homem entra no canal vaginal, ele não consegue encontrar o óvulo e, portanto, a fecundação não acontece. É importante lembrar que essa não é uma justificativa para deixar o preservativo de lado. Por mais que os casos de gravidez durante a menstruação sejam raros, a camisinha continua sendo a melhor aliada da prevenção de DSTs.

 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • Menstruação
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
    Na maioria das vezes, a menstruação preta é normal e não representa problemas de saúde....
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
  • Menstruação
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
    Muitas mulheres ficam em dúvida sobre quantos dias depois de acabar o anticoncepcional...
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
  • SE CUIDA!
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
    A primeira consulta com o ginecologista é um momento muito importante para esclarecer...
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
  • VER TODAS >