10 dúvidas sobre menstruação para tirar hoje!
10 dúvidas sobre menstruação para tirar hoje!
1) Por que a menstruação sai com pedaços de sangue?
O que chamamos de pedaços nada mais são que coágulos e que, segundo a médica, é absolutamente normal indicando que está ocorrendo uma boa coagulação. “O que é importante não são os pedaços de sangue, mas a quantidade de fluxo do período, pois se muito intenso, a mulher pode apresentar anemia”, atenta a profissional. Sendo assim, se além dos coágulos seu fluxo apresentar um volume maior do que o normal em meses seguintes, procure sua ginecologista para investigar o que pode estar acontecendo.
2) Por que algumas mulheres têm escapes ao longo do mês? Isso é normal?
Para a ginecologista, os escapes frequentes não são normais: “A repetição dos escapes sugerem algum desequilíbrio hormonal, podendo ser uma falha na produção de hormônios após o período ovulatório, e isso deve ser corrigido”. Eventualmente, algumas mulheres apresentam um discreto sangramento no período ovulatório e, isso sim, pode ser considerado normal.
3) Por que algumas mulheres menstruam mais dias que outras?
“O período normal de menstruação é de três a sete dias e isso depende do quanto de hormônio foi produzido, do quanto a camada interna do útero se espessou, sendo ela que irá descamar no período menstrual”, explicou a médica. Por isso, essa característica é individual e cada mulher possui um ciclo diferente.
4) Por que a gente tem tanta acne antes de menstruar?
De acordo com a especialista, a acne é um sintoma comum da fase pré-menstrual da mulher e está relacionada às alterações hormonais nesta fase, não sendo um problema, mas sim um sintoma dessas alterações. “O tratamento da acne nem sempre está relacionado com algum distúrbio hormonal. Então o tratamento dermatológico geralmente funciona”, diz. Quando há uma alteração nos ovários, caracterizados como ovários policísticos, a ginecologista explica: “Esse tipo de situação pode intensificar o aparecimento da acne, mas na maioria dos casos, a acne é um reflexo das alterações hormonais”.
5) Minha menstruação pode atrasar se eu estiver ansiosa?
Todo tipo de alteração emocional mais intensa pode levar a alterações no ciclo menstrual. “Os distúrbios emocionais estão intimamente relacionados com a produção hormonal da mulher e, por isso, altera também o ciclo”, explica a médica.
6) Transar menstruada dá mais prazer?
Muitas mulheres dizem sentir mais prazer ao transar durante o período menstrual por conta do sangramento deixar a vagina mais lubrificada, porém, não é uma regra. “Normalmente a mulher tem mais prazer na relação no período ovulatório (fértil) e não no período menstrual”, esclarece a ginecologista.
7) Mulheres que convivem menstruam juntas?
Apesar de ainda não existir uma comprovação científica, é possível que exista uma “comunicação” entre hormônios e, por isso, o comportamento pode ser adequado de acordo com o meio ambiente e os hábitos de vida das mulheres, o que pode justificar o fato das mulheres da mesma casa, turma ou equipe menstruarem no mesmo período.
8) Parar de menstruar faz mal à saúde?
Segundo a ginecologista, parar de menstrual não faz mal à saúde, por isso não tem nenhum prejuízo com o uso de pílula contínuo ou de qualquer outro método que não leve a menstruação. “Quando a menstruação não ocorre, significa que o ovário está em repouso e não está produzindo hormônio para estimular o crescimento do endométrio, portanto é absolutamente tranquilo não menstruar sob efeito de contraceptivos hormonais”, explica.
9) Transar menstruada aumenta o risco de contrair DST?
Não há nenhum problema em ter relações sexuais durante o período menstrual desde que o casal não esqueça de usar camisinha. “Neste período há uma queda da imunidade da mulher, ficando mais suscetível a contrair doenças através do contato sexual”, esclarece a especialista.
10) Menstruação tem cheiro?
O cheiro que sentimos da menstruação nada mais é do que o odor do tecido do endométrio, que ao seu descolar da parede do útero, causa o sangramento que indica que não houve gravidez. Segundo a Dra. Adriana, “quando o endométrio descama, pode ser que cause cheiro próprio da menstruação, pois as vezes como demora para ser eliminado da vagina, acontece o processo de decomposição e necrose do tecido”. Além disso, a médica destaca que o odor também por ser do sangue que fica no absorvente por muito tempo, porque o material continua em contato com o corpo e o processo necrótico continua acontecendo. Sendo assim, o ideal é fazer trocas mais frequentes do absorvente.
Dra. Adriana de Góes - Especialista em Reprodução Humana Assistida, Ginecologia e Obstetrícia. CRM: 9600



